TECNOLOGIA SOCIAL: ESTUDO DAS DIMENSÕES NOS PROJETOS DE PESQUISA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Autores

Resumo

As Tecnologias Sociais (TS) têm ganhado notável evidência como estratégia para a resolução de problemáticas sociais promovendo bem estar social, em diversos campos de interesse, tais como educação, saúde, meio ambiente. Para tanto, o presente artigo objetiva analisar a caracterização dos projetos de extensão e de pesquisa da Universidade Federal de Sergipe a partir da identificação daqueles previamente classificados com perfil de TS. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é caracterizada como exploratória e descritiva, sendo utilizada a pesquisa documental e observação direta. O critério para seleção dos projetos foi um checklist estruturado nas quatro dimensões e doze indicadores da TS, reunidos através da investigação teórica de seus conceitos, princípios e parâmetros. Os resultados apontam a classificação de 11 projetos como TS e constata-se a atuação mais forte da dimensão da participação, cidadania e democracia e da dimensão da educação, demonstrando a construção de conhecimentos que se originam da interação do saber popular com o saber técnico desenvolvido na Universidade. Tal fato ressalta que mesmo abordando uma pequena parcela de TS a Universidade Federal de Sergipe apresenta potencial para contribuir com o avanço de estudos sobre a temática, de forma a possibilitar a execução de TS contínuas e eficazes.

Biografia do Autor

Bruna Rayanne dos Santos Ferreira, Universidade Federal de Sergipe

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Sergipe, com interesse de pesquisa em Tecnologia e Sistemas de Informação. Participou como voluntária de Iniciação Científica PIBIC/UFS referente à temática de Tecnologia Social e atua como bolsista no projeto de extensão Protótipo Heritage Information System (HIS - Sergipe).

Jairo Andson De Oliveira Segundo, Universidade Federal de Sergipe

Graduando em Administração pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Bolsista PIBIC do CNPQ (2019/20). Participante de pesquisas sobre: Tecnologia Social; Engajamento de Aplicativos Móveis; Transformação Digital. (2020/21)

Grayceane Bomfim Santos de Jesus, Universidade Federal da Bahia/ NPGA

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestra e graduada em Administração pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, destaque para: Coordenação e Monitoramento de Atividades, Análise de Dados, Negociação, Treinamento de Equipe e Administração de Sistemas Integrados de Gestão. Membro do Grupo de pesquisa Observatório de Tecnologia, Inovação e Organizações - OTIO (365) e Grupo NAPP - Núcleo de Apoio à Pesquisa e à Publicação - NPGA UFBA. Interesse em pesquisa nos temas: Gestão de Micro e Pequenas Empresas; Inovação e Sustentabilidade; Tecnologia Social.

Maria Conceição Melo Silva Luft, Universidade Federal de Sergipe/Departamento de Administração

Doutora em Administração (UFPE). Docente do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Sergipe (PROPADM/UFS) e do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP/UFS).

Alcione Fonseca Rodrigues, Universidade Federal de Sergipe/Departamento de Administração

Doutorado em Dirección y Estrategia Empresarial - Universidad Complutense de Madri (2006). Graduada em Administração pela Universidade Federal de Sergipe (1987). Especializaçao em Administração Hospitalar pela Faculdade de Ciências da Saúde São Camilo (1988). Especialização "Función Gerencial en las Administraciones Públicas, Instituto Nacional de Administración Pública (1992).

Downloads

Publicado

2022-09-01