O EMPREENDEDORISMO COMO IDEÁRIO CENTRAL DO NEOLIBERALISMO E SUAS REPERCUSSÕES NO CAMPO EDUCACIONAL

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Resumo

O artigo objetiva analisar as mediações econômicas, políticas e ideológicas entre o neoliberalismo e o ideário do empreendedorismo, suas repercussões na educação. Partindo da caracterização do processo de reestruturação produtiva do capitalismo nas últimas décadas, abordamos seus desdobramentos nas relações de trabalho, destacando a ofensiva de desregulamentação, desemprego, informalização e precarização estruturadas no fortalecimento do neoliberalismo como sociabilidade e regime de acumulação hegemônicos. Seguimos abordando teóricos do campo pró-empreendedorismo, confrontando o que dizem os mesmos com abordagens críticas do trabalho e da educação no capitalismo contemporâneo, situadas no universo do materialismo histórico-dialético marxista. Na “teoria dos negócios” analisada, classificamos seis tópicos de aspectos com forte presença no ideário do empreendedorismo. Por fim, dimensionamos a “pedagogia do capital flexível” como base conceitual mais ampla, composta por princípios, valores, conteúdos e práticas de reprodução e hegemonia do capitalismo flexível, dentro da qual o empreendedorismo configura-se como principal correia de transmissão dos propósitos neoliberais. Por fim, pontuamos como o ideário empreendedor constitui-se no campo da política educacional sob vieses práticos e concretos; estes articulados com panorama mais amplo da conjuntura internacional que tem se estruturado no neoliberalismo.

 

Biografia do Autor

Leandro de Fontes Barbosa, Universidade Federal de Pernambuco

Licenciado em Ciências Sociais (UFPE); Mestre em Educação (UFPE); Doutorando em Educação (UFPE).

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Publicado

2022-05-19