CRÍTICA DA EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO NO BRASIL: EM DEFESA DE UMA EDUCAÇÃO PARA ALÉM DO CAPITAL

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Resumo

O artigo tem por objetivo realizar uma análise crítica da educação para o empreendedorismo. É proposto reflexões acerca da questão ontológica da educação dentro dos limites do capital no contexto da especificidade brasileira. Justifica-se a produção deste artigo com base na vasta disseminação do empreendedorismo enquanto a única saída para a crise econômica, tendo na educação um campo fértil para a internalização dessa perspectiva. Em decorrência disso, é candente a necessidade de maiores problematizações dessas proposições. O método de análise utilizado tem como fundamento o materialismo histórico-dialético. Neste artigo entende-se a educação enquanto formação humana. Como procedimentos de pesquisa foram utilizadas técnicas de análise e crítica imanente. A partir das reflexões de Mészáros, Saviani e Coan (2011), compreendemos a educação para o empreendedorismo enquanto um aparelho ideológico que, na sociedade de classes, é voltado para a reprodução do sociometabolismo do capital, tendo como consequências práticas: a naturalização das opressões sistemáticas do capitalismo, o agravamento do desemprego estrutural e uma intensificação da individualização dos fenômenos. Conclui-se como fundamental para a construção de uma educação para além do capital, a negação e a superação da educação para o empreendedorismo a partir da defesa de uma educação ligada à transformação das relações produtivas.

Biografia do Autor

Alysson Rodrigues Couto da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduando em Psicologia na Universidade Federal do Rio Grande do norte. Pesquisador em Iniciação Científica na UFRN, vinculada ao Núcleo de Estudos Críticos Trabalho e Marxologia (NeC-TraMa).

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Publicado

2022-05-19