OS ATORES SOCIAIS NOS ORGANISMOS COLEGIADOS DE GESTÃO DAS ÁGUAS NO ESTADO DE MINAS GERAIS

Autores

Resumo

Neste trabalho buscou-se analisar o perfil dos representantes membros comitês de bacia hidrográfica, constituídos para influenciar a tomada de decisão em torno das políticas públicas de águas. Os comitês atuam como “Parlamento das Águas”, onde são discutidos e elaborados os planos de gestão dos recursos hídricos em seus territórios. Eles são compostos por representantes dos poderes públicos, da sociedade civil e dos usuários das águas, tendo em vista a importância da participação popular nas tratativas das políticas públicas no país. Os membros são eleitos por seus pares, para representar, além dos interesses de seu grupo/segmento social, defender os interesses públicos e contribuir para a gestão dos recursos hídricos. Com o desenvolvimento da pesquisa, pode-se trazer apontamento sobre ‘quem’ são os atores que participam nos comitês de bacia hidrográficas do Estado de Minas Gerais.

Biografia do Autor

Fernanda Matos, UFMG

Doutora em Administração na UFMG. Formada em Administração, Mestre em Turismo e Meio Ambiente pelo Centro Universitário UNA/MG, também fiz MBA em Gestão Estratégica de Marketing. 
Ocupei diversos cargos, principalmente na Administração Pública, atuando em órgãos na esfera estadual, municipal, e convênios de gestão, desenvolvendo atividades de gestão, tais como: compras de alto valor; administração de contratos e licitações; execução e análise de relatórios de custos e produção; desenvolvimento de cronogramas de atendimentos e logística. 
Professora e Pesquisadora. No âmbito acadêmico, minha produção científica tem se concentrado na pesquisa sobre Gestão, principalmente, estratégias de cooperação, governança e meio ambiente, tendo gerado artigos científicos que foram publicados tanto no Brasil como no exterior. 
Coautora dos livros Políticas Públicas; Aliança Estratégica e Governança Pública, pelas editoras Atlas e Alínea. E consultora Técnica da Editora Pearson. Também atuo como avaliadora de artigos para periódicos Qualis/Capes e Congressos da área.
Outras atividades: Subcoordenadora geral do Projeto Governança dos Recursos Hídricos, financiado pela CAPES/ANA. Membro do GEGOP-CLACSO Grupo 'Espaços Deliberativos e Governança Pública’ que conta com o apoio do Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais; Membro do Observatório de Governança das Águas; Líder Climática pelo The Climate Reality Project.Curadoria de conteúdo; produção de matérias e editoria para a REBOB.

Segue em anexo, currículo no formato Word e link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/4249242595299222

Downloads

Publicado

2022-05-07