GOVERNANÇA DOS RECURSOS HÍDRICOS E OS COMITÊS DE BACIA NO ESTADO BRASILEIRO DE GOIÁS

Autores

  • Fernanda Matos UFMG http://orcid.org/0000-0002-0111-6078
  • Albino Alves Simione Professor da Universidade Pedagógica de, Moçambique
  • Ivan Beck Ckagnazaroff Professor Titular, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

Resumo

Este trabalho parte da perspectiva de que podemos analisar os Comitês de Bacia Hidrográfica como arranjos de governança que e possuem atribuições relacionadas a mediar, articular, aprovar e acompanhar as ações para o gerenciamento dos recursos hídricos de sua jurisdição. Na sua estrutura, essas instâncias são compostas por uma pluralidade de atores individuais ou organizações inter-relacionados em uma rede voltada à cooperação em torno das políticas e operam como espaços de compartilhamento de poder decisório entre atores governamentais, representantes da sociedade civil, setor privado e dos usuários, no que se refere à gestão da água. Assim sendo, a interação de uma diversidade de atores públicos, do mercado e civis no processo de formulação de políticas públicas, com diferentes capacidades, interesses e incentivos distintos, interagindo nesses espaços exige, para a sua análise, uma abordagem sistêmica associada/combinada às bases conceituais sobre a governança perspectiva do “coletivo” propostas por Chhotray e Stoker (2009). Arranjos de governança do tipo comitês de bacia buscam a tomada de decisões coletivas e melhoria dos processos de formulação das políticas das águas, ao que importa descortinar: Quem são os atores que delas participam?

Biografia do Autor

Fernanda Matos, UFMG

Doutoranda em Administração na UFMG. Formada em Administração, Mestre em Turismo e Meio Ambiente pelo Centro Universitário UNA/MG, também fiz MBA em Gestão Estratégica de Marketing. 
Ocupei diversos cargos, principalmente na Administração Pública, atuando em órgãos na esfera estadual, municipal, e convênios de gestão, desenvolvendo atividades de gestão, tais como: compras de alto valor; administração de contratos e licitações; execução e análise de relatórios de custos e produção; desenvolvimento de cronogramas de atendimentos e logística. 
Professora e Pesquisadora. No âmbito acadêmico, minha produção científica tem se concentrado na pesquisa sobre Gestão, principalmente, estratégias de cooperação, governança e meio ambiente, tendo gerado artigos científicos que foram publicados tanto no Brasil como no exterior. 
Coautora dos livros Políticas Públicas; Aliança Estratégica e Governança Pública, pelas editoras Atlas e Alínea. E consultora Técnica da Editora Pearson. Também atuo como avaliadora de artigos para periódicos Qualis/Capes e Congressos da área.
Outras atividades: Subcoordenadora geral do Projeto Governança dos Recursos Hídricos, financiado pela CAPES/ANA. Membro do GEGOP-CLACSO Grupo 'Espaços Deliberativos e Governança Pública’ que conta com o apoio do Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais; Membro do Observatório de Governança das Águas; Líder Climática pelo The Climate Reality Project.Curadoria de conteúdo; produção de matérias e editoria para a REBOB.

Segue em anexo, currículo no formato Word e link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/4249242595299222

Albino Alves Simione, Professor da Universidade Pedagógica de, Moçambique

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor da Universidade Pedagógica de, Moçambique.

Mestrado em Administração (Ms.c) pelo Programa de Pós-Graduação em Administração - PROPAD na Universidade Federal de Pernambuco, UFPE no ano de 2012 no Brasil. É Graduado em Administração Pública pelo Instituto Superior de Relações Internacionais, ISRI no ano de 2006, com Especialização em Direito das Autarquias Locais pela Universidade Eduardo Mondlane, UEM no ano de 2009 em Moçambique

Ivan Beck Ckagnazaroff, Professor Titular, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

Possui graduação em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1981), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988) e doutorado em Doctoral Programme Aston Business School - Aston University (1993). Atualmente é professor titular com dedicação exclusiva, do Departamento de Ciencias Administrativas e do Cepead da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Organizações Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Administração Pública (governança, modernização administrativa, descentralização, parceiras) e terceiro setor. Avaliador de periódicos cientificos.

Downloads

Publicado

2019-09-07