EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE RURAL EM UM PROJETO DE SENSIBILIZAÇÃO ESCOLAR SOBRE ABELHAS

Autores

Resumo

O presente artigo relata a experiência de um projeto desenvolvido com alunos de uma escola do campo do Oeste do Paraná sobre o universo dos polinizadores e os ecossistemas em que vivem, destacando seu principal agente: as abelhas. A metodologia de pesquisa aplicada foi desenvolvida com base em pesquisa bibliográfica e de análise qualitativa do projeto. Ao longo do projeto de sensibilização e conservação de abelhas nos ecossistemas vários fatores tiveram relevância para sua implementação, como a escolha da espécie adequada de abelhas para o ambiente escolar, a montagem dos jardins e escolha das plantas a serem cultivadas. Os resultados demonstraram que a integração dos alunos à realidade do meio em que vivem é tarefa que a escola deve primar no ensino e aprendizagem, visto que a escola é o local propício para semear a educação ambiental desenvolvendo multiplicadores e, consequentemente, cidadãos conscientes em busca de um pensamento crítico e de estratégias para uma melhor qualidade de vida aliada à remediação, preservação e manutenção do meio ambiente para um desenvolvimento rural sustentável.

Biografia do Autor

Jane Monteiro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Mestre em Desenvolvimento Rural Sustentável pelo PPG-DRS, da UNIOESTE, Graduação em Biologia – Licenciatura, Professora da Rede de Educação Básica do Estado do Paraná, SEED-PR.

Alvori Ahlert, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Pós-Doutor em Educação, Doutor em Teologia (Área: Religião e Educação), Mestre em Educação nas Ciências (Área Filosofia). Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná- -UNIOESTE, no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável – PPG-DRS. Pesquisador da Linha de Pesquisa Formação de Professores, do Grupo de Extensão e Pesquisa em Edu[1]cação Física Escolar – GEPEFE – e dos Grupos Interdisciplinar e Interinstitucional de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Sustentável – GIIPEDES (Unioeste) – e Grupo de Pesquisa Economia da Religião, do Centro de Estudos Socioeconômicos (UEM).

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2022-01-04