IDENTIFICAÇÃO E EXPLORAÇÃO DE OPORTUNIDADE EMPREENDEDORA NA PRODUÇÃO DE AÇAÍ EM RIO BRANCO – ACRE

Autores

  • Fábio Santos de Santana Universidade de Taubaté
  • Marcela Barbosa de Moraes Universidade de Taubaté (UNITAU) Centro de Síntese Cidades Globais - Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP) https://orcid.org/0000-0001-8043-1270

Resumo

A potencialidade econômica do açaí para a região norte do Brasil, desperta o interesse de algumas empresas e investidores para incentivar o cultivo e preparação do produto, com fins de importação e exportação. Esse cenário amplia as oportunidades empreendedoras. Para tanto, o objetivo geral desta pesquisa é analisar os processos de identificação e exploração de oportunidades empreendedoras na produção de açaí em Rio Branco – Acre na percepção dos produtores rurais, empreendedores e distribuidores. A metodologia utilizada nesta investigação trata-se de um estudo qualitativo com abordagem exploratória-descritiva. Os dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas em profundidade com atores participantes da produção de açaí do município de Rio Branco - Acre. A análise dos dados baseou-se em técnicas qualitativas de sensemaking que objetivam a criação de significado para os dados coletados. As técnicas utilizadas foram: estratégia narrativa e visual mapping. Por fim, pode-se concluir que s integrantes da produção de açaí no município de Rio Branco – Acre identificam e exploram suas oportunidades empreendedoras por meio de suas próprias trajetórias pessoais e profissionais e que as atividades empreendedoras devem ser desenvolvidas de forma contínua. Deste modo, a identificação e exploração de oportunidades proporcionou uma maior vantagem competitiva para os participantes desse processo, contribuindo o aumento dos rendimentos das famílias.

Biografia do Autor

Fábio Santos de Santana, Universidade de Taubaté

Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté.

Professor e Coordenador do Curso de Direito da Unimeta (AC)

Marcela Barbosa de Moraes, Universidade de Taubaté (UNITAU) Centro de Síntese Cidades Globais - Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP)

Pós-doutoranda no Centro de Síntese Cidades Globais - Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP)

Doutora em Administração pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Professora do Programa de Pós-graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional na Universidade de Taubaté (UNITAU)

Downloads

Publicado

2022-03-01