CARACTERÍSTICAS DA INOVAÇÃO SOCIAL NOS ESTUDOS SOBRE COOPERATIVISMO DE CRÉDITO BRASILEIRO ENTRE 2015 e 2020

Autores

Resumo

Os problemas de ordem social atingem a sociedade desde o início da formação humana enquanto comunidade. O modelo desenvolvimentista agravou as diferenças e desigualdades entre membros de uma mesma sociedade e com maior ênfase os problemas sociais se destacaram, sendo que as políticas de  Estado não foram suficientes para solucioná-los. Alternativamente, é preciso que o Estado atue de forma integrada com organizações não estatais com o fim de fortalecer a comunidade e então construir uma sociedade mais equitativa, com mitigação e até solução de problemas sociais e neste âmbito são necessárias medidas inovadoras. Dentre as organizações da sociedade civil, as cooperativas, especialmente as do ramo de crédito, podem contribuir com esse trabalho integrado. Tais cooperativas possuem potencial de realizar criar e disponibilizar serviços inovadores que possibilitem a melhoria da qualidade de vida de seus cooperados, ações que podem ser consideradas inovações sociais. Assim, o objetivo deste trabalho é caracterizar os estudos realizados sobre cooperativismo de crédito brasileiro produzidos no período entre 2015 e 2020 e identificar a existência e as características de ações socialmente inovadoras atualmente adotadas nesses ambientes cooperativistas. Adotou-se como metodologia a revisão bibliográfica para tratar o assunto e analisar a produção científica a respeito desse tema. Como principais resultados, identificou-se as cooperativas de crédito como relevantes para as comunidades as quais estão inseridas e geram mudanças nesses ambientes o que permite identificar características da inovação social nos trabalhos sobre cooperativismo de crédito. A ação mais recorrente das cooperativas de crédito que culmina em transformações locais é a facilitação do acesso ao crédito com consequente empoderamento comunitário e outros resultados expostos no decorrer do trabalho. Além disso, as cooperativas de crédito têm sido alvos do marketing digital que estabeleceu uma nova forma de comunicação entre cooperados e cooperativas, onde os cooperados passaram a interagir mais digitalmente com sua cooperativa, trazendo benefícios coletivos.

Biografia do Autor

Quetsia Dantas Magalhães Ribeiro, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Mestranda em Administração Púbblica pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Professora no Instituto Superior de Ensino Integrado (IESI) mantido pela Fundação Educacional Nordeste Mineiro (FENORD), graduada em Direito pelo Instituto Superior de Ensino Integrado/Fundação Educacional Nordeste Mineiro (IESI/FENORD). Advogada. 

Ciro Meneses dos Santos, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Doutorando em Biocombustíveis pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Doutorado em Ciência da Educação pela Universidade Americana (2014). Mestrado em Inteligência Artificial e Recuperação de Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais UFMG (2003). Graduação em Ciência da Computação pela Universidade de Massachusetts USA (1994). Autor do Livro Desenvolvimento de Aplicações Comerciais com Java e Netbeans pela Editora Ciência Moderna - Rio de Janeiro, 2010. Professor Adjunto I da UFVJM campus Teofilo Otoni - MG. Tem vasta experiência em Coordenação de Cursos de Computação, Aprovação e Reconhecimento de Curso pelo MEC. Trabalha com docência do ensino superior nas áreas de Algoritmos e Estrutura de Dados, Recuperação de Informação, Teoria da Computação e Inteligência Artificial. Temas de interesse: Algoritmo e Estrutura de Dados, Recuperação de Informação, Biotecnologia, Educação Currículo Superior , Teoria da Computação, Inteligência Artificial, Programação Java, C, C++, PHP, Software Livre.

Carlos Alberto Dias, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Professor Adjunto da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) atuando no Curso de Matemática, Serviço social e Administração da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Exatas (FACSAE); Mestrado Profissional Ensino em Saúde da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde e Mestrado Profissional em Administração Pública. Doutor e Mestre em Psicologia Clínica pela Université D?Amiens (França); Pós-graduado em Psicologia Pela PUCMG, Administração e Gerência pela Fundação João Pinheiro; Graduado em Psicologia e Filosofia pela Universidade Federal de São João Del Rei (anteriormente Faculdade Dom Bosco). Representante docente na Congregação da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Exatas (FACSAE); Ex presidente da Comissão de Ética Pública da UFVJM; ex membro do Conselho Curador da Fundação Diamantinense de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (FUNDAEPE). No período de 2008-2014 atuou como Assessor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Vale do Rio Doce (cargo correspondente a Pró-Reitor). No ensino de Graduação tem experiência em Estatística Aplicada à Psicologia, Estatística Aplicada ao Turismo, Métodos e Técnicas de Pesquisa em Turismo, Metodologia Científica, Psicologia do Turismo, Psicologia da Educação, Psicometria, Técnicas de Exame e Aconselhamento Psicológico, Introdução à Filosofia, Ética Profissional e Orientação de alunos em Clinica Psicológica na Abordagem Humanista. No ensino de Pós-Graduação tem experiência em Seminários de Pesquisa, Teoria das Representações Sociais, orientação de Dissertação e co-orientação de Tese. No campo da produção científica possui publicações na área da odontopediatria e odontogeriatria desenvolvendo pesquisas interdisciplinares nas áreas de Saúde Coletiva, Epidemiologia e Psicologia Social, atuando nas seguintes linhas: (1) Prevenção, promoção e acesso aos serviços de saúde; (2) Representações Sociais sobre ambiente, saúde e território.

Naldeir dos Santos Vieira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Professor efetivo Adjunto III da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM - Campus do Mucuri) onde atua como membro do Departamento de Administração e do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública - PPGAP. Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2017) com período Sanduíche no Departamento de Sociologia da Universidade do Porto (Portugal). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2008) e bacharel em Administração - Hab. em Adm. de Cooperativas pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2004). É líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Gestão e Desenvolvimento Regional - NEGED da UFVJM. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Cooperativas, atuando principalmente nos seguintes temas: cooperativismo, relações humanas, e, gestão e inovação social.

Downloads

Publicado

2021-09-07