GESTÃO DE RECEBÍVEIS: UMA ANÁLISE DA OFERTA DE MAQUINETAS DE CARTÃO PARA MICROEMPREENDEDORES INDIVIDUAIS

Autores

  • Hérmani Magalhães Olivense do Carmo Universidade Federal de Alagoas / Universidade Nove de Julho

Resumo

Este artigo investiga o mercado de cartão de crédito disponível para o Microempreendedor Individual (MEI), que apresenta um grande potencial considerando o número de habitantes do país e o número dos possuidores de cartão de crédito. O objetivo é entender a realidade deste mercado, levantando indicadores quanto ao perfil e o comportamento do consumidor, com apoio teórico quanto à relação do MEI com as empresas de cartão de crédito. Foram realizadas também análises entre as diversas empresas para levantar as vantagens e desvantagens do uso do cartão nos estabelecimentos comerciais. Assim, essas informações visam responder à questão principal do trabalho: por que o mercado de cartão de crédito não está amplamente aberto aos estabelecimentos dos Microempreendedores Individuais? Para atingir o objetivo proposto, utilizamos pesquisas bibliográfica e exploratória. Chegou-se à conclusão que a principal barreira, para que o MEI adote a maquineta de cartão de crédito, é o fato das taxas cobradas pelas empresas de cartão de crédito serem muito altas.

Biografia do Autor

Hérmani Magalhães Olivense do Carmo, Universidade Federal de Alagoas / Universidade Nove de Julho

Doutorando em Administração pela Universidade Nove de Julho (SP), mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Alagoas (2012), possui graduação em Ciências Econômicas (Ufal - 2004) e especialização em Controladoria e Auditoria pelo Centro Universitário de Volta Redonda (2006). Atuando como professor assistente da Ufal, Unidade Santana do Ipanema.

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Publicado

2016-10-31