EMPREENDEDORISMO FEMININO

Autores

  • Cristiane Martins Teixeira UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA/IDJ
  • Andréa Ferreira da Silva UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA/IDJ
  • Felipe Neris Torres de Sousa UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA/IDJ
  • Neukele Bento de Lavor UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA/IDJ

Resumo

Dados atuais indicam que a inserção feminina no mercado empreendedor está crescendo cada vez mais, embora essa área ainda é dominada hegemonicamente pelo público masculino. Sendo assim, esse trabalho de pesquisa busca responder a seguinte indagação: Entendendo que a qualidade da gestão feminina é satisfatória e que auxilia ainda mais a inclusão das mulheres nesse meio empresarial hegemonicamente masculino, o que explicam eles ainda dominarem completamente essa área? Para responder tal indagação, foram analisados artigos e livros disponíveis nas plataformas Google Acadêmico e Livros e teses, dissertações e monografias, além de analisar sobre a inserção da mulher no empreendedorismo através da comparação dos gêneros nos dados dispostos no relatório do GEM (2017), influente relatório que fornece periodicamente informações sobre as atividades empresariais do mundo. A partir do discutido, conclui-se que a presença predominantemente masculina no mercado empresarial se dá por vários fatores. Dentre eles, destacam-se as dificuldades sociais que as mulheres enfrentam (dificuldades atreladas ao gênero), bem como dificuldades que atrapalham a inserção no mercado empreendedor. Reconhecer as potencialidades das mulheres em administrar e gerenciar é umas das peças-chave para superar as dificuldades que barram a livre inserção das mulheres no mercado empreendedor. Entretanto, mudanças dessa amplitude são bastante difíceis de serem realizadas, precisa-se do apoio de toda a sociedade.

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Publicado

2021-05-01