ESTRUTURA E HIPÓTESES PARA O ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE CONFLITOS ORGANIZACIONAIS E OS SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL

Autores

  • Jaime Bartholomeu Filho UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
  • Alexandre de Oliveira e Aguiar Universidade Nove de Julho

Resumo

Sistemas de gestão ambiental são implantados por diversas empresas como forma de enfrentar questões ambientais e satisfazer expectativas de partes interessadas. Dentre os aspectos envolvidos na implantação e operação de tais sistemas, destaca-se a importância da gestão dos recursos humanos. O presente trabalho propõe incluir a gestão de conflitos como um dos aspectos a serem abordados no estudo do funcionamento dos sistemas de gestão ambiental. Tal aspecto se não convenientemente conduzido será um dos fatores desagregadores na organização, comprometendo seus resultados. A construção do modelo de análise ocorre a partir do estudo bibliográfico de resultados atingidos, fatores de sucesso dos sistemas de gestão ambiental e das dimensões da gestão de recursos humanos apontadas pela literatura. Destaca-se, em estudos anteriores, a ausência da dimensão do tratamento de conflitos e como estes interferem no desempenho dos sistemas de gestão ambiental. As dimensões de gestão de recursos humanos   abordadas são principalmente   liderança, recompensas, avaliação e feedback, treinamento e compromisso da gerência, neste caso sem destacar o papel da gerência na solução de conflitos, o modelo proposto sugere tal inclusão como um dos vetores percebidos pelas organizações como fator crítico de sucesso na implantação de sistemas de gestão, principalmente os relativos ao meio ambiente.

Biografia do Autor

Jaime Bartholomeu Filho, UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

Mestrado em Administração – Gestão Ambiental e Sustentabilidade pela Universidade Nove de Julho (2015); MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV, 2007); Pós-graduado em Administração de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV, 1995); Graduação em Engenharia Química pela Escola de Engenharia Mauá do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT, 1978).

Professor de cursos pré-vestibulares nas disciplinas de física, química e matemática no curso Objetivo (São Paulo, 1977-1979), dos Colégios Santo Agostinho e Objetivo (1978-1979), atividades estas desenvolvidas durante o meu curso de graduação. Foi professor local nos cursos de Pós-Graduação e MBA da Fundação Getulio Vargas (2007 -2008), com convite desta instituição após ter concluído o MBA e professor dos cursos de pós-graduação das Faculdades INPG (2014 - atual).

Durante 35 anos atuei na Gestão Industrial, Operacional e no Desenvolvimento de Negócios e Produtos, no Brasil e exterior, em empresas multinacionais e nacionais nos segmentos: Alimentício/Bebidas; Higiene e Limpeza; Cosméticos; Químico/Especialidades Químicas; Borracha/Plásticos; Bens de Capital; Equipamentos; Automotivo; Mineração; Metalúrgico; Fotoquímico e Serviços.  Nas empresas: Kodak, Nalco-Ecolab, Votorantim, IFF, Sansuy, Bandag (empresa do grupo Bridgestone), Atlas, Sacres, Lumini e Raudi.

Downloads

Publicado

2016-10-22