ESTRATÉGIA COMO PRÁTICA E AS CONTRIBUIÇÕES PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL

Autores

  • José Edemir da Silva Anjo Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (PPGA/UFLA)
  • Rhaiane Maria Andrade Santos Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGAdm/UFES)
  • Valéria da Glória Pereira Brito Professora Associada do Departamento de Gestão Agroindustrial da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Resumo

A sociedade está cada vez mais atenta à postura sustentável das organizações no desenvolvimento das suas operações. Para atender a esses anseios, a responsabilidade social empresarial (RSE) consiste na postura assumida pelas empresas e em qualquer ação que caracterize como melhoria da qualidade de vida para as partes interessadas. Em um sentido amplo, a RSE caracteriza-se como uma postura enraizada em todas as ações organizacionais, buscando aqui relacionar com o conceito da teoria da prática e mais especificamente, no conceito de estratégia como prática. A estratégia como prática refere-se a algo dinâmico, que está no strategizing (estrategizar) e imbricado na práxis, no praticante e na prática. Nesse sentido, o objetivo desse estudo teórico-reflexivo é compreender as possíveis contribuições da estratégia como prática para a responsabilidade social empresarial. Como considerações, pode-se observar que o uso do conceito do strategizing e dos três elementos que o perpassam, podem ser aplicados para maior compreensão das estratégias da responsabilidade social empresarial, contribuindo assim para um desenvolvimento e melhor aprimoramento da sua prática. Além disso, o estrategizar constitui uma forma de fazer responsabilidade social que permite que a prática esteja presente em toda a sua estrutura.

Biografia do Autor

José Edemir da Silva Anjo, Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (PPGA/UFLA)

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (PPGA/UFLA), na linha de Organizações, Gestão e Sociedade. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGAdm/UFES), na linha de Práticas Organizacionais e Culturais. Graduado em Administração pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Agraciado com Prêmio de Finanças Públicas Graciliano Ramos, Categoria TCC, ano 2017. Fui integrante do grupo de pesquisa Observatório da Realidade Organizacional (UFAL). Pesquisador do Grupo de Estudos em Criatividade e Inovação (GECI/UFES) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gestão como Prática Social (NEGEP/UFLA). Membro da Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO). Pesquisador na área de Administração Pública e Estudos Organizacionais, com interesse de estudos em Políticas Públicas Culturais, Métodos Qualitativos, Teorias da Prática e Indústrias Criativas. 

Rhaiane Maria Andrade Santos, Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGAdm/UFES)

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGAdm/UFES)

Valéria da Glória Pereira Brito, Professora Associada do Departamento de Gestão Agroindustrial da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Professora Associada do Departamento de Gestão Agroindustrial da Universidade Federal de Lavras desde 1995; possui graduação em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL/1989); mestrado em Administração - Organizações e Recursos Humanos pelo CEPEAD/UFMG (1995) e doutorado em Administração - Organizações e Sociedade pelo CEPEAD/UFMG (2013). Tem experiência em pesquisa e ensino na área de Administração e desde 1995 mantém a participação em projetos de pesquisa e publicações científicas. A partir de 1997 ocupou diversos cargos administrativos: foi coordenadora do curso de graduação em Administração de janeiro de 1997 a maio de 2000; no período entre 2000 a 2004 foi Pró-Reitora de Graduação; foi Chefe de Gabinete da Reitoria da UFLA de junho de 2004 a fevereiro de 2009 e foi Pró-Reitora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas de junho de 2012 a maio de 2016. Atuou em diversas comissões e câmaras de assessoramento e participou dos Conselhos Superiores da UFLA(Conselho Universitário, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, Conselho de Curadores) de 1997 a 2016. A experiência acumulada ao longo de 18 anos na gestão universitária foi partilhada no ensino de pós-graduação em Administração Pública em que atuou de 2013 a 2016 como docente permanente. Atualmente é docente permanente do Programa de Pós Graduação em Administração da UFLA, atuando nas cadeiras de Pesquisa Qualitativa, Teorias da Prática e Teorias das Organizações. Trabalha com as abordagens qualitativas, Análise Crítica de Discurso, Estratégia como Prática, Prática social, Prática Discursiva, Redes, Inovação e Sociomaterialidade.

Downloads

Publicado

2021-03-01