INOVAÇÃO NO AGRONEGÓCIO: Um estudo sobre os tipos de inovação presentes na cadeia produtiva da ovinocultura no Rio Grande do Sul

Autores

  • Bruno Anicet Bittencourt Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ana Carolina Salles UFRGS
  • Vanessa Marques Daniel UFRGS
  • Márcia Dutra Barcellos UFRGS

Resumo

Inovar é fundamental para garantir a competitividade das empresas. A inovação pode ser definida como o desenvolvimento de produtos ou serviços, novos ou melhorados, com valor percebido no mercado. Assim, questões sobre competitividade e inovação também recaem sobre o setor do agronegócio, especialmente na ovinocultura. Nesse contexto, este estudo objetiva analisar a cadeia produtiva da ovinocultura e identificar que tipos de inovação ocorrem nessa cadeia. Para tanto, realizou-se um estudo exploratório qualitativo, através de entrevistas com diversos elos da cadeia produtiva da ovinocultura no Rio Grande do Sul (RS). Os dados foram analisados sob a ótima dos tipos de inovação presentes no Manual de Oslo. Os resultados apontam que, mesmo considerado low tech, as empresas do setor do agronegócio são capazes de inovar com novos produtos para os consumidores, e muitas delas, caracterizam-se como inovações para o mercado. Contudo, essas inovações ainda são pontuais e não geram externalidades para toda a cadeia.

Biografia do Autor

Bruno Anicet Bittencourt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Administração - área de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade

Ana Carolina Salles, UFRGS

Mestre em Administração.

Vanessa Marques Daniel, UFRGS

Doutoranda

Márcia Dutra Barcellos, UFRGS

Professora Adjunta

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Publicado

2016-10-17