PROEMINÊNCIAS DA ECOEFICIÊNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DAS PRODUÇÕES INTERNACIONAIS DE ALTO IMPACTO

Autores

  • Janaína Gabrielle Moreira Campos da Cunha Amarante Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC PR
  • Ubiratã Tortato Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC PR

Resumo

A ascensão das preocupações quanto aos impactos ambientais atreladas à necessidade da continuidade da criação de valor das atividades econômicas organizacionais vêm colocando a temática ecoeficiência em evidência, apresentando-se na literatura com grande potencial de exploração. Apesar da relevância na área da sustentabilidade, sua definição e mensuração ainda não se apresentam consolidadas, sendo alvo de inúmeras discussões e interpretações. Por meio da utilização do método de revisão sistemática, o objetivo deste estudo é investigar a contribuição do que foi produzido acerca da temática ecoeficiência e quais as técnicas de mensuração mais utilizadas. Esta pesquisa examina a produção internacional no campo da Administração. Para tanto, foi realizado um levantamento dos últimos cinco anos dos periódicos com fator de impacto expressivo, sendo analisados 43 trabalhos. Foram identificados e categorizados 9 eixos temáticos e mapeadas as contribuições teóricas e metodológicas da área. Os achados deste estudo possibilitam a determinação de rumos para novas pesquisas que possam avançar neste campo de estudo.

Biografia do Autor

Janaína Gabrielle Moreira Campos da Cunha Amarante, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC PR

Doutoranda em Administração pela PUC PR, linha de pesquisa Processos Estratégicos. Mestre em Administração pela PUC PR (2016), linha de pesquisa Sustentabilidade nas organizações (GPSO). Especialista em Administração e Sustentabilidade pela Universidade Estadual do Paraná-Campus Paranaguá (2014). Bacharel em Administração com Habilitação em Gestão Portuária pela Universidade Estadual do Paraná -Campus Paranaguá (2009). Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Paraná-Campus Paranaguá (2013). Docente do curso de Administração da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Docente do curso de especialização em Administração e Sustentabilidade da UNESPAR, do módulo Gestão Ambiental e Responsabilidade Social. Avaliadora de Periódicos nacionais e de Congressos de expressão nacional, como o EnANPAD (maior Congresso de Administração do Brasil ) e o Congresso Internacional de Administração - ADMPG. Atuou como consultora em implementação de programas de qualidade, normatização e mapeamento de processos. Experiência profissional na área de Administração, Controladoria, Gestão Ambiental e Gestão da Qualidade (9 anos).

Ubiratã Tortato, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC PR

Possui Graduação e Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo. Foi pesquisador visitante na Nanyang Technological University em Singapura. Atualmente é Professor Titular do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da PUCPR e Professor da Faculdades da Indústria. É líder do Grupo de Pesquisa em Sustentabilidade nas Organizacões - GPSO, Editor-Chefe da REBRAE e bolsista produtividade do CNPQ. Tem experiência na área de negócios e atua em pesquisa nos seguintes temas: sustentabilidade, cadeias de suprimentos sustentáveis, ecoeficiência e universidades sustentáveis

Downloads

Publicado

2016-10-13