A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR (IES) SOBRE A RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Mara Ozanielle Carmo de Lima Faculdade Vale do Salgado - FVS
  • João José Anselmo dos Santos

Resumo

O presente estudo teve como objetivo geral verificar a percepção dos discentes investigados quanto a Responsabilidade Social Empresarial (RSE). Em termos específicos visou: caracterizar os investigados quanto parâmetros sociais acadêmicos, analisar o nível de entendimento sobre conceito, fundamentos e implicações da RSE e, verificar o nível de consciência ambiental da investigada. O mesmo ocorreu em uma Instituição de Ensino Superior (IES), localizada no município de Icó-CE, junto aos discentes dos cursos do período noturno e transcorreu de agosto a novembro de 2016. Caracteriza-se por ser um estudo de natureza básica, exploratório, com abordagem quantitativa. A pesquisa de campo ocorreu em meados de outubro de 2016, através da aplicação de um questionário junto aos discentes. A escolha dos investigados se deu por meio de uma amostragem e as informações coletadas foram tabuladas pelo programa Microsoft Excel versão 2010 e analisada através de distribuição de frequência. No contexto geral constatou-se que apesar do mínimo conhecimento à respeito dessa questão, no que trata das variáveis relacionadas a contribuição da RSE para a competitividade e maior conhecimento, os discentes pesquisados apontam para uma certa compreensão de como a mesma é fundamental para melhor desempenho e desenvolvimento das organizações. Desse modo, nota-se quão fundamental é estender a disseminação da Responsabilidade Social Empresarial (RSE) como ferramenta estratégica no fortalecimento da gestão e competitividade das organizações, por isso a importância de se realizar essa pesquisa, analisando pois, os indicadores de desenvolvimento e sustentabilidade no mercado que exige constantemente novas práticas de mudanças competitivas.

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Publicado

2022-01-04