POR UMA SALA DE AULA MAIS INTERESSANTE! SENÃO FOR ISSO O QUE SERÁ? A EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA ABRINDO PORTAS PARA O FUTURO DA EDUCAÇÃO E DA ECONOMIA

Autores

  • Daiane Martins Teixeira Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA
  • Juliana Moreira Santos Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA
  • Gustavo Passos Fortes Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA

Resumo

A sociedade atualmente vivencia mudanças culturais, políticas, econômicas e sociais constantes, e assim como, os demais setores da sociedade, a educação também é impactada com essas transformações. Sendo assim, surge a necessidade emergente do ensino superior no Brasil sair do modelo tradicional em detrimento de modelos de ensino e aprendizagem inovadores. Nesse cenário, surge a educação empreendedora como um a metodologia ativa para ensinar empreendedorismo. O objetivo da pesquisa é apresentar a educação empreendedora como alternativa inovadora no ensino do empreendedorismo no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas – UNIFESSPA. O estudo caracterizou-se como qualitativo, descritivo, além de ser uma pesquisa aplicada, apresentada em formato de relato técnico de um projeto de ensino do empreendedorismo. Os resultados foram discutidos à luz de 7 dinâmicas ativas, a saber: Empreendedorismo ao pé da letra; Aprendendo com quem está empreendendo; Autonomia intelectual em construção; Mergulhando na ciência do empreendedorismo; Potencializado o conhecimento na prática; Aprendendo a empreender e Empreendedor em ação. Os resultados foram satisfatórios e estimulantes, não restringindo somente aos conceitos, mas impactando positivamente na formação profissional do aluno e desenvolvendo competências e habilidades empreendedoras.

Biografia do Autor

Daiane Martins Teixeira, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA

Graduada em administração pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Atuou como monitora de Indígenas, Estatística e Gestão Empreendedora. Trabalhou como voluntária no Projeto de Extensão intitulado como: Consultoria na Prática Pré-Consultores Unifesspa. E trabalhou como estagiária na prefeitura Municipal de Rondon do Pará no Departamento Pessoal.

Juliana Moreira Santos, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA

Graduada em Administração pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Atua como voluntária no projeto de pesquisa: Empreendedorismo, Inovação e propriedade intelectual: uma investigação do ecossistema empreendedor do estado do Pará. Atuou como bolsista do Projeto de Extensão- Consultoria na Prática- Pré Consultores UNIFESSPA, financiado pela PROEX . Conselheira fiscal da Empresa Junior de Administração da UNIFESSPA. Tenho interesse de pesquisa nas temáticas a saber: Inovação, Sustentabilidade, Propriedade Intelectual, Micro e pequena empresa e Empreendedorismo.

Gustavo Passos Fortes, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA

Mestre em Administração de Empresas na Universidade Federal de Sergipe - UFS (2017), linha de pesquisa Empreendedorismo e Pequenas Empresas. Graduação em Administração pela Universidade Federal de Sergipe - UFS (2011). Professor Assistente lotado no ICSA - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA. Atuou como Professor Voluntário no departamento de Secretariado Executivo na UFS. Atação como consultor e instrutor credenciado ao SEBRAE/SE na Área de Planejamento empresarial: Sub-área Planejamento estratégico e Diagnóstico empresarial (2015-2017). Com experiência na área de Administração, no setor comercial, financeiro, empreendedorismo e Inovação e consultorias diversas. Atuação em campo como Agente Local de Inovação, como bolsista pesquisador CNPq no Programa ALI do SEBRAE-PE. Interesse em pesquisa no tema empreendedorismo, inovação e estratégias empresariais. 

Downloads

Publicado

2018-12-07

Edição

Seção

Dossiê Educação para o Empreendedorismo