MOÇÕES PARA O FOMENTO E EVOLUÇÃO DAS URBAN FARMS PELO CONCEITO DA MATRIZ DE ANSOFF

Autores

Resumo

O desenvolvimento da cultura e prática da Urban Farms passa pela formulação e implementação de estratégias, mirando a sustentabilidade e segurança alimentar nutricional, e até mesmo o ato de empreender, de forma a gerar vantagem competitiva. Com o objetivo de apresentar a urban farms, propondo estratégias para o seu desenvolvimento e difusão, o estudo se construiu sobre base teórica, por meio de pesquisa bibliográfica, configurando-se eminentemente como qualitativo e descritivo exploratório. Não tendo por plano findar a discussão sobre agricultura urbana, nem mesmo sobre caminhos para o seu progresso. A própria literatura existente sobre agricultura urbana sugere a elaboração e uso de ordenações institucionais, operacionais, serviços básicos e políticas públicas para o impulso da atividade. Neste cenário, recorreu-se a Matriz de Ansoff, propondo formas e mecanismos que estimulem a pulverização da cultura urban farms e sua prática, indo da sugestão de eventos específicos e incentivos governamentais até táticas mercadológicas, ponderando para os aspectos da sustentabilidade e da segurança alimentar nutricional (qualidade e quantidade) com fácil acesso e baixo custo, além de prover uma nova estética para as cidades e bem-estar à população, e ainda geração de vantagens competitivas através do empreendedorismo.

Biografia do Autor

Jamir Rauta, UFRGS - CEPAN Doutorado em Agronegócios

Doutorando UFRGS - CEPAN; Mestre em Administração; Pós graduação em Marketing, propaganda e vendas; Pós Graduação em Gestão Estratégica de Marketing; Graduado em Administração; Técnico em Contabilidade. Administrador CRA/PR 23700. Experiência como Gerente Administrativo, Gerente de Marketing e Comercial, Supervisor de Marketing e Comercial, Coordenador e Professor de Ensino Superior desde 2009. Especialista em gestão de vendas e equipes de alta performance. Conhecimento e Experiência em BSC (Balanced Scorecard). Consultor em Gestão Estratégica e Marketing.

Andreia Maria Liberalesso, UFRGS - CEPAN Mestrado em Agronegócios

Andréia Maria Liberalesso, 28 anos, solteira, residente em Porto Alegre ? RS, graduada pela Pontifícia Universidade Católica do RS no curso de nutrição no ano de 2011/2, com vivencia em nutrição coletiva em restaurantes comerciais e na área hospitalar, atuando como nutricionista de produção, consultora em Gestão em restaurantes comerciais e Empreendedora Individual. Experiências: Agente Local de Inovação CNPQ/Sebrae, nutricionista gerente geral do Restaurante e Bistrô Sabor e Saúde Alecrim, em 2011 nos restaurantes Pastellon e Mestre como responsável pelas compras, controle de custos, bem como o planejamento, organização, direção, supervisão e avaliação de ações de responsabilidade e atribuição do nutricionista na produção e comercialização de refeições (principalmente na implantação do Manual de Boas práticas de fabricação de Alimentos) e também pelo gerenciamento geral do estabelecimento. Clinica Pinel em 2011 como responsável técnica pelo serviço de nutrição, abrangendo desde a produção a assistência clinica aos pacientes. Patente de Invenção junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Perfil: Profissional em busca de novos desafios e conhecimentos, possuindo uma necessidade de mudanças inovadoras, instigando a criatividade. Sempre inovando para atualizar.

César Augustus Winck, UNOESC

É Doutor em Agronegócios (2012) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Ciências Veterinárias (2007) e Médico Veterinário (1998) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Bacharel em Administração (2016) e Especialista em Tecnologia e Educação a Distância (2013) pela Universidade do Contestado (UnC), também é Especialista em Gestão Agroindustrial (2002) e em Produção de Ruminantes (2006) pela Universidade Federal de Lavras - MG (UFLA). Professor e Pesquisador da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), atuando Mestrado Acadêmico em Sanidade e Produção Animal Aplicados a Pequenas Propriedades. Professor e pesquisador da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), onde atua no Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento e Sociedade. Professor visitante na Universidade Nacional de Misiones (Argentina), onde orienta dissertações e teses do programa de Mestrado e Doutorado em Administração. É Avaliador de cursos superiores de graduação pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC) e pelo Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE-SC). Presta assessoria/consultoria aos setores público e privado, além de ministrar cursos, palestras e disciplinas em instituições de ensino e pesquisa, principalmente nas áreas de Agronegócios, Gestão Rural/Agroindustrial e Gestão da Educação Superior. Sua pesquisa, produção técnica e tecnológica estão focadas na Gestão do Agronegócio, Mercados Sustentáveis, Desenvolvimento de Territórios Rurais, Produção Animal Sustentável e Gestão Universitária.

Downloads

Publicado

2018-12-01