REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CAMINHOS DE ALUNOS EM FORMAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

Autores

  • Rusniel Fonsêca de Carvalho Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Ruth Raquel Soares de Farias Universidade Federal do Piauí - UFPI

Resumo

A modificação de diversos hábitos e a crescente preocupação ambiental potencializada nas últimas décadas, fez surgir a disciplina de educação ambiental, que tem dado origem a uma ampla gama de conceitos, gerais ou específicos, principalmente associados à sustentabilidade ambiental ou ao pilar ambiental do desenvolvimento sustentável. O objetivo desse estudo foi identificar os significados do termo indutor “Educação Ambiental” para alunos do terceiro ano do ensino médio de uma instituição escolar. Foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva, sendo a amostra formada por 92 alunos matriculados no ensino médio de uma escola pública da cidade de Mirador no interior do estado do Maranhão. A técnica utilizada para coletar os dados foi o Teste de Evocação de Palavras (TEVOC). Os resultados apresentados demonstram que o papel da educação ambiental é percebido, principalmente, a partir da preservação do meio ambiente, a escola e a educação são secundárias, e as práticas e o ambiente externo são mais relevantes na representação da educação ambiental.

 

Biografia do Autor

Rusniel Fonsêca de Carvalho, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí - UFPI.

Ruth Raquel Soares de Farias, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutora em Biotecnologia (RENORBIO-UFPI) e Mestre em Biologia Vegetal (UFRPE). Professora da Universidade Federal do Piauí - UFPI.

Downloads

Publicado

2018-07-24