BARREIRAS E AÇÕES PARA A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL: UM ESTUDO DE CASO NO IBAMA/CE

Autores

  • Érika Lorena Pereira da Silva Universidade Federal do Ceará
  • Diego de Queiroz Machado Universidade Federal do Ceará (UFC) http://orcid.org/0000-0002-3570-8864
  • Cláudio Bezerra Leopoldino Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Pedro Phillipp Moreira de Farias Universidade Federal do Ceará (UFC)

Resumo

Considerando as necessidades atuais com relação a estudos que colaborem com a difusão da sustentabilidade ambiental, o presente trabalho tem como objetivo analisar as principais barreiras à sustentabilidade ambiental segundo a opinião de profissionais do IBAMA. Para tanto, realiza-se uma pesquisa baseada em um estudo qualitativo que adota como estratégia o estudo de caso. É explorada a opinião de um grupo de servidores que exercem suas atividades na Divisão Técnica Ambiental do IBAMA no estado do Ceará através da aplicação de entrevistas com roteiro baseado na pesquisa de Duarte (2015). As respostas ao estudo revelaram um nível significativo de conscientização dos participantes em relação ao conceito de sustentabilidade e sua importância para a sociedade e para o meio ambiente, identificando quais são os obstáculos mais comuns para desenvolvimento sustentável na sociedade brasileira na visão de profissionais que trabalham em benefício da preservação ambiental.

Biografia do Autor

Érika Lorena Pereira da Silva, Universidade Federal do Ceará

Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Diego de Queiroz Machado, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutor em Administração pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Professor adjunto da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) e do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria (PPAC) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Cláudio Bezerra Leopoldino, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor adjunto da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) e chefe do Departamento de Administração da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Pedro Phillipp Moreira de Farias, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisador do Laboratório de Econometria e Otimização (LECO/CAEN/UFC) e professor substituto da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Downloads

Publicado

2018-07-24