BENEFÍCIOS DA RECICLAGEM DE MATERIAIS - O CASO DO ALUMÍNIO

Autores

  • Carlos Alberto Chaves Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda - EEIMVR Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Sinesio de Almeida Marques Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda - EEIMVR Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Wainer da Silveira e Silva Universidade Federal Fluminense - Escola de Engenharia

Resumo

Resumo

A preocupação com a questão da geração e adequado tratamento de resíduos industriais surgiu com o conceito de desenvolvimento sustentável a partir das discussões do chamado Clube de Roma. Esse, que surgiu em 1968, é formado por cientistas, industriais e políticos, tendo como objetivo discutir e analisar os limites do crescimento econômico, levando em conta o uso crescente dos recursos naturais (MEADOWS, 1972).

O alerta do Clube de Roma contribuiu sobremaneira para o uso mais racional dos recursos naturais ao longo dos últimos 45 anos.

A preocupação com a produção responsável e o uso judicioso de recursos naturais trouxe como uma prioridade a reciclagem de materiais para agenda de negócios das empresas, em especial a indústria metalúrgica.

A produção secundária de metais a partir da reciclagem de sucata e resíduos do processamento industrial sempre foi uma prática rotineira na indústria metalúrgica, tornando-se atualmente numa atividade de alta relevância, vital para a sustentabilidade econômica e ambiental do negócio.

Este trabalho aborda os aspectos técnicos, econômicos e ambientais da reciclagem de materiais, focando no caso do alumínio, setor no qual o Brasil é um dos países líderes alcançando a expressiva marca de 35% de metal secundário em relação ao total consumido, se tornando um exemplo a ser seguido por outras indústrias.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Chaves, Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda - EEIMVR Universidade Federal Fluminense - UFF

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela UFF/EEIMVR e Mestrado em Metalurgia pela Universidade de Sheffield, Inglaterra.  É Professor Adjunto IV da Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda da Universidade Federal Fluminense, lotado no Departamento de Engenharia de Produção. Tem experiência nas áreas de Engenharia de Produção, Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Reciclagem de Resíduos Industriais, Gerenciamento de Projetos, Gestão da Tecnologia, Controle de Qualidade, Siderurgia e implantação de empreendimentos.

Atualmente é Doutorando em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense, UFF, na área de  Gestão e Sustentabilidade.

Sinesio de Almeida Marques, Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda - EEIMVR Universidade Federal Fluminense - UFF

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Escola de Minas de Ouro Preto e Mestrado e Doutorado em Metalurgia do Pó pela Universidade de Paris VI, Escola de Minas de Paris. É Professor Associado IV da Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda, da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência nas áreas de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Reciclagem de Resíduos Industriais, Gerenciamento de Projetos, Gestão da Tecnologia Ambiental, Controle de Qualidade e implantação de empreendimentos, especialmente nas áreas de fabricação de pós metálicos.

Wainer da Silveira e Silva, Universidade Federal Fluminense - Escola de Engenharia

Wainer da Silveira e Silva possui o título de Ph.D. em Engenharia Elétrica pela Vanderbilt University(1983), nos EUA. Mestrado em Engenharia Elétrica pelo Instituto Militar de Engenharia - IME (1978), com Especialização em Novas Tecnologias pelo Massachusetts Institute of Technology - MIT (1983), e também em Altos Estudos em Política e Estratégia pela Escola Superior de Guerra - ESG (1995). Com graduação em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1972), é Professor Titular da UFF, concursado em 1984, e Membro do Corpo Permanente da Escola Superior de Guerra - ESG (1985-1987). Atualmente, exerce o cargo de Pró-Reitor de Extensão da Universidade Federal Fluminense (2012-2015). Foi Diretor do Polo Universitário da UFF no Município de Volta Redonda (2009 a 2012); Diretor do Centro Tecnológico da UFF nos períodos 1990~1994 e 2002~2006; Professor Visitante da Ohio University (USA) nos períodos de Inverno (Winter Quarters) nos anos de 1995 até 2010. Leciona cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado, tendo como principal linha de pesquisa a área de Gestão em Engenharia Elétrica e Civil. Pró-Reitor de Extensão de 2012 a 2015.

Downloads

Publicado

2018-06-03