TRISTEZA E SENSEMAKING DOS EMPREGADOS DO SETOR MINERAL APÓS TRAGÉDIAS COM ROMPIMENTO DAS BARRAGENS EM MINAS GERAIS
Resumo
A mineração está presente em 45% municípios brasileiros (aproximadamente 2.500 cidades) ocupando uma área de 0,6% do território nacional. Sua importância econômica é questionada por atores da sociedade e intensificados após os dois rompimentos de barragens de rejeito de minério de ferro ocorridos em 2015 e 2019, causando mortes, danos ambientais, sociais e psicológicos. Os empregados das mineradoras também são impactados por estes acontecimentos. Este artigo teve por objetivo analisar as estratégias desenvolvidas por esses profissionais para lidar com as tragédias perpetradas pelas organizações do setor mineral. Foi realizada pesquisa com 84 profissionais das áreas de Comunicação/Relações Institucionais e Recursos Humanos de mineradoras, buscando identificar suas percepções e construção de sentido (sensemaking) frente ao cenário do setor.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).