STARTUPS DO AGRONEGÓCIO
IMPORTÂNCIA PARA A SUSTENTABILIDADE E OPORTUNIDADES GERADAS
Abstract
A globalização foi responsável por introduzir um pacote biotecnológico no campo, que revolucionou a maneira de produzir alimentos, aumentando a oferta de produtos agropecuários no mercado. Entretanto, trouxe também desvantagens e, após quase um século de danos provocados ao ambiente e sociedade, a população começa a sentir os reflexos da exploração econômica predatória, sendo um desafio para as atuais organizações incluir aspectos sustentáveis em seus produtos e serviços. Esta pesquisa objetiva analisar como as startups atuam para favorecer o setor de agronegócios na cidade de Uberlândia-MG e quais são as suas principais contribuições para a sustentabilidade no setor. Para tanto, foi realizada uma análise de conteúdo nas principais mideas dessas empresas. Os procedimentos de pesquisa caracterizam-na como estudo de caso múltiplo, de abordagem qualitativa, do tipo documental, com análise de conteúdo categorial. os Resultados mostram que agtechs atraem renda e parceiros comerciais para a cidade, enquanto caminham para um redirecionamento tecnológico, que favorece a sustentabilidade especialmente na diminuição dos residos. no entanto, essas ações ocorrem, na maioria das vezes, devido às pressões de investidores.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).