POSSIBILIDADES PARA O ALCANCE DE CIDADES INTELIGENTES
A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DOS RESÍDUOS PLÁSTICOS
Abstract
Este artigo tem como objetivo apresentar práticas de gerenciamento de resíduos sólidos, com foco nos resíduos plásticos, como um caminho para alcançar a condição de cidades inteligentes. Inicialmente, destacam-se os desafios enfrentados no processo de transformação das cidades contemporâneas em cidades inteligentes, enfatizando a importância das políticas de sustentabilidade socioambiental, como reuso e reciclagem de materiais, redução do consumo de energia e água, bem como a aplicação de planejamento urbano participativo. O gerenciamento inadequado dos resíduos sólidos nas áreas urbanas é identificado como um dos principais obstáculos para a evolução das cidades rumo à inteligência urbana, trazendo consequências financeiras, capacidade institucional limitada, deficiências na capacitação técnica, descontinuidade política, uso de tecnologias inadequadas e falta de conscientização ambiental. Para atingir o objetivo proposto, foi adotada uma metodologia de pesquisa indutiva, envolvendo uma revisão bibliográfica abrangente de fontes acadêmicas entre os anos de 2009 a 2023. A pesquisa ressalta que as cidades inteligentes não se limitam à tecnologia avançada, mas incorporam a sustentabilidade em vários setores, como transporte, energia, saneamento, habitação, educação e saúde, buscando melhorar a qualidade de vida e promover a inclusão social. No contexto do gerenciamento e gestão dos resíduos plásticos, as ações essenciais incluem coleta seletiva eficiente, reciclagem responsável, educação ambiental, redução do consumo de plástico e o uso da tecnologia. Além disso, a conscientização da comunidade desempenha um papel vital para transformação de resíduos em recursos valiosos.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).