CRÍTICA DA EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO NO BRASIL: EM DEFESA DE UMA EDUCAÇÃO PARA ALÉM DO CAPITAL
Abstract
O artigo tem por objetivo realizar uma análise crítica da educação para o empreendedorismo. É proposto reflexões acerca da questão ontológica da educação dentro dos limites do capital no contexto da especificidade brasileira. Justifica-se a produção deste artigo com base na vasta disseminação do empreendedorismo enquanto a única saída para a crise econômica, tendo na educação um campo fértil para a internalização dessa perspectiva. Em decorrência disso, é candente a necessidade de maiores problematizações dessas proposições. O método de análise utilizado tem como fundamento o materialismo histórico-dialético. Neste artigo entende-se a educação enquanto formação humana. Como procedimentos de pesquisa foram utilizadas técnicas de análise e crítica imanente. A partir das reflexões de Mészáros, Saviani e Coan (2011), compreendemos a educação para o empreendedorismo enquanto um aparelho ideológico que, na sociedade de classes, é voltado para a reprodução do sociometabolismo do capital, tendo como consequências práticas: a naturalização das opressões sistemáticas do capitalismo, o agravamento do desemprego estrutural e uma intensificação da individualização dos fenômenos. Conclui-se como fundamental para a construção de uma educação para além do capital, a negação e a superação da educação para o empreendedorismo a partir da defesa de uma educação ligada à transformação das relações produtivas.
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