EMPREENDEDORISMO FEMININO
Abstract
Dados atuais indicam que a inserção feminina no mercado empreendedor está crescendo cada vez mais, embora essa área ainda é dominada hegemonicamente pelo público masculino. Sendo assim, esse trabalho de pesquisa busca responder a seguinte indagação: Entendendo que a qualidade da gestão feminina é satisfatória e que auxilia ainda mais a inclusão das mulheres nesse meio empresarial hegemonicamente masculino, o que explicam eles ainda dominarem completamente essa área? Para responder tal indagação, foram analisados artigos e livros disponíveis nas plataformas Google Acadêmico e Livros e teses, dissertações e monografias, além de analisar sobre a inserção da mulher no empreendedorismo através da comparação dos gêneros nos dados dispostos no relatório do GEM (2017), influente relatório que fornece periodicamente informações sobre as atividades empresariais do mundo. A partir do discutido, conclui-se que a presença predominantemente masculina no mercado empresarial se dá por vários fatores. Dentre eles, destacam-se as dificuldades sociais que as mulheres enfrentam (dificuldades atreladas ao gênero), bem como dificuldades que atrapalham a inserção no mercado empreendedor. Reconhecer as potencialidades das mulheres em administrar e gerenciar é umas das peças-chave para superar as dificuldades que barram a livre inserção das mulheres no mercado empreendedor. Entretanto, mudanças dessa amplitude são bastante difíceis de serem realizadas, precisa-se do apoio de toda a sociedade.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).