SISTEMAS ADAPTATIVOS COMPLEXOS: A GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAL EM UMA ORGANIZAÇÃO MILITAR
Abstract
Nas organizações modernas podemos entender as pessoas como o maior capital de uma organização. A finalidade desta pesquisa é analisar as estratégias de gestão de pessoal em relação aos objetivos de desempenho organizacional de uma organização militar do oeste paranaense. Os objetivos específicos foram o de descrever o funcionamento do processo de recrutamento e seleção dos candidatos, identificando os parâmetros estabelecidos e investigando o desempenho organizacional percebido sob a ótica de sistemas adaptativos complexos. Uma breve revisão da literatura sobre a organização e sistemas complexos, o pensamento complexo e a gestão de pessoas foram realizados, visando elaborar uma proposta conceitual e metodológica que fundamentasse a presente pesquisa. Para sua realização utilizou-se o método de estudo de caso em uma organização militar situada no Estado do Paraná, com procedimento descritivo e abordagem predominantemente qualitativa. Os resultados demonstram a preocupação da organização militar investigada em receber e selecionar candidatos dentro de um perfil previamente estabelecido para contribuir com os objetivos de desempenho da Força Terrestre. Com o presente estudo, concluiu-se que mesmo com os mecanismos de planejamento e controle utilizados, as incertezas, a imprevisibilidade e as falhas nos processos podem ocorrer.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).