EMPREENDEDORISMO SOCIAL NA ASSISTÊNCIA SOCIAL: UM ESTUDO EM UMA ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL DE ORIENTAÇÃO RELIGIOSA
Abstract
O empreendedorismo social tem sido nos últimos anos um tema muito discutido no âmbito da produção acadêmica. Seu maior foco é a busca de soluções para os problemas sociais, visando resgatar pessoas da situação de vulnerabilidade e promover uma assistência social. Sua medida de desempenho é o impacto social. No presente artigo foi apresentado a importância e a utilização do empreendedorismo social pelas ONGs de origem religiosas como uma ferramenta essencial para promover a assistência social para as sociedades das quais fazem parte. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo mostrar como o Empreendedorismo Social praticado por uma ONG de orientação religiosa vem contribuindo para a assistência social no município de Quixadá-CE. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, em que foram entrevistados o gestor, funcionários, pais de alunos e Ex alunos atendidos por uma ONG de orientação religiosa situada na cidade de Quixadá-CE. Os resultados obtidos na pesquisa apontaram a existência de indícios de melhoria na qualidade de vida pessoal e familiar dos atores que participam das iniciativas realizadas pela a ONG de orientação religiosa pesquisada.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).