ANÁLISE DO CONSUMO DE RECURSOS HÍDRICOS DAS EMPRESAS DO SETOR DE PAPEL E CELULOSE LISTADAS NA BM&FBOVESPA
Abstract
O objetivo geral deste estudo é analisar o consumo de recursos hídricos das empresas do setor de papel e celulose listadas na BM&FBovespa. Os procedimentos metodológicos caracterizam a pesquisa como exploratória, documental e qualitativa. A coleta de dados ocorreu por meio dos relatórios de sustentabilidade disponibilizados nos sites das empresas no período de 2008 a 2014. A amostra constituiu-se de 3 empresas do ramo de papel e celulose. A análise de dados indicou que a Celulose recicla 77%, a Fibria recicla 85% da água utilizada e chega a reutilizá-la até 4,5 vezes em seus processos, entretanto na Klabin apenas 41% da água utilizada está sendo reaproveitada. A Celulose Irani finalizou o ano de 2014 apresentando uma evolução de 41% na diminuição do consumo em m³ de água por tonelada produzida, comparando com 2008, ano que ocorreu o início do estudo. A Fibria apresentou uma diminuição de 15% e a Klabin evidenciou cerca de 20% de eficácia na diminuição do consumo nos mesmos períodos analisados. Os resultados apresentaram que as empresas estão comprometidas com o meio ambiente. Demonstraram manter maior foco no indicador referente aos m³ de água por toneladas produzida, com a finalidade de diminuir o consumo. Possuem implantados sistemas de tratamento de efluentes e programas de sustentabilidade e provaram estar melhorando os níveis de seus indicadores a cada ano analisado.
Palavras-chave: Sustentabilidade. Recursos hídricos. Reuso da água.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).