This is an outdated version published on 2024-10-21. Read the most recent version.

COMUNICAÇÃO DE IMPACTO: UMA VISÃO HOLÍSTICA E APLICADA AO EMPREENDEDORISMO SOCIAL

Authors

  • Ester Athanásio UFPR

Abstract

O fortalecimento e o aprimoramento do ecossistema de impacto trouxeram ao campo
da Comunicação aplicações específicas, que desenvolveram um novo conceito para o
conjunto de práticas, ferramentas e processos envolvidos na comunicação de
iniciativas de impacto positivo. Mais engajada, a Comunicação de Causas surge
como uma causa em si mesma; isto é, a missão de tornar a circulação de informações
públicas mais qualificada e responsável, capaz de sensibilizar, converter e engajar
públicos a favor de uma demanda social e/ou ambiental e, assim, dar suporte ao
crescimento de organizações e negócios socioambientais. Sob esta perspectiva, a
comunicação é uma aliada do empreendedorismo cujo propósito é o impacto
socioambiental positivo. O objetivo deste ensaio é apresentar esse cenário em
construção - tanto teórica quanto aplicada - e defender o valor do planejamento de
comunicação para expansão de impacto das iniciativas. De forma prática, aborda,
ainda, aspectos importantes do relacionamento com a imprensa e oportunidades de
mídia espontânea, oferecendo um guia prático para atuantes e interessados no
ecossistema de impacto socioambiental.

Published

2024-10-21

Versions