PRINCIPAIS CAUSAS DE CUSTOS EXTRAS E ATRASOS DE OBRAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Resumo
A construção civil é fundamental para a economia global, porém, enfrenta desafios como a baixa produtividade, resultando em atrasos e custos extras. Este estudo busca analisar o desempenho do setor quanto aos critérios de tempo e custo, utilizando uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) para identificar as principais causas desses problemas. Como resultados, o estudo identificou as principais causas de atrasos e custos extras na construção civil, destacando questões organizacionais, financeiras e contratuais como as mais significativas. Foi proposto um framework para classificação dessas causas, permitindo a análise dos fatores internos e externos. O resultado revelou que as causas de custos extras e atraso nas entregas estão centradas no ambiente interno. Como recomendação para futuros estudos, sugere-se a realização de pesquisas tipo survey e estudos sobre processos organizacionais para uma compreensão mais aprofundada dos desafios enfrentados pela construção civil, visando contornar esses problemas com maior eficácia no futuro.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).