ESTÁGIOS PARA A INOVAÇÃO SUSTENTÁVEL EM EMPRESAS DE DIFERENTES PORTES DO SETOR QUIMICO

Autores

  • Igor Ceratti Treptow Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Paulo Roberto Silveira Machado Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Jordana Marques Kneipp Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Julio Cezar Mairesse Siluk Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Resumo

A crescente preocupação com mudanças ambientais e o aumento da pressão social pela adoção de práticas sustentáveis ocasiona nas organizações a necessidade de uma postura inovadora capaz de atender a essas expectativas e novas demandas que emergem. O presente estudo tem como objetivo analisar o estágio de inovações orientadas para a sustentabilidade em empresas de diferentes portes do setor químico seguindo o modelo de Adams et al. (2016). Para isso, foi realizado um estudo em três empresas de diferentes portes do setor químico, a afim de compreender se o porte da empresa influencia na adoção inovações orientadas para a sustentabilidade. Como resultado obtido foi possível demonstrar que as empresas de pequeno e médio porte possuem limitações, postura reativa às mudanças e capacidade de inovação direcionada para a sustentabilidade. Em contraponto foi constatado que uma empresa de grande porte possui postura proativa, envolvendo diversas partes interessadas, buscando novos conhecimentos e conexões para promover a sustentabilidade.

Biografia do Autor

Igor Ceratti Treptow, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduado em Administração e Mestrando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Paulo Roberto Silveira Machado, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduado em Administração e Mestrando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Jordana Marques Kneipp, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Administração e Docente pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Julio Cezar Mairesse Siluk, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutor em Engenharia de Produção e Docente pelo Programa de Pós-Graduaçao em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Downloads

Publicado

2019-04-07