GESTÃO DA PRODUÇÃO E ESTRATÉGIA DE OPERAÇÕES EM UMA VIDRARIA EM MARINGÁ-PR

Autores

Resumo

Dada a competitividade no segmento de vidro temperado e a necessidade de alinhamento da gestão da produção com a estratégia de operações das empresas de pequeno porte, o objetivo do presente trabalho foi compreender a gestão da produção e a estratégia de operações em uma empresa de vidro temperado do município de Maringá-PR. O referencial teórico abordou questões ligadas à gestão da produção, incluindo técnicas e ferramentas de gestão da produção e processo produtivo, e sobre estratégia de operações. Foi realizada uma pesquisa qualitativa descritiva em uma empresa do segmento de vidros temperados, por meio de entrevistas semiestruturadas. Como principais resultados, observou-se que a empresa utiliza técnicas de controle de estoque para manter um atendimento rápido e eficiente. As compras são efetuadas conforme a oferta de mercado e a previsão da demanda é calculada com base no histórico de pedidos. Conclui-se que a gestão da produção está alinhada aos objetivos de desempenho da empresa, que estão focados na rapidez na entrega e qualidade nos produtos.

Biografia do Autor

Júlia Kiill Santos, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (2016). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: administração da produção, gestão da produção em PMES, gestão de operações e alinhamento estratégico da produção.

Denise Maya Kakimoto, Universidade Estadual de Maringá

Formada em Administração pelo departamento de Administração da Universidade Estadual de Maringá.

Jaiane Aparecida Pereira, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutora em Administração pela UEM - Universidade Estadual de Maringá (2019). Mestre em Administração pela UEM (2011). Graduação em Administração Pública (2002) e Especialização em Gestão Financeira e Contábil (2005) pela FECEA - Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana. Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul UFMS - Câmpus de Naviraí. Possui experiência no ensino presencial e a distância (EAD). Principais áreas de interesse: Estratégia, Inovação, Produção, Agronegócio, Capital Social.

Sandra Mara de Alencar Schiavi, Universidade Estadual de Maringá

Economista pela UNESP (1998) e doutora em Engenharia de Produção pela UFSCar (2007), com estagio de doutorado (sanduiche) no ENITIAA / Université de Nantes (França) e Pós Doutorado na Kansas State University - Department of Agricultural Economics (2016). Professora do Departamento de Administração da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e docente dos Programas de Pós-Graduação em Administração (PPA / UEM) e em Economia (PCE/ UEM). Líder do Grupo de Estudos em Estruturas Coordenadas (GECOR), tem experiência nas áreas de Economia e Administração, com ênfase em Coordenação de Cadeias Produtivas e Agronegócio. Atualmente é Assessora do Escritório de Cooperação Internacional da Universidade Estadual de Maringá (ECI / UEM).

Amanda Ferreira Guimarães, Universidade Estadual de Maringá

Graduação em Administração pela Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil, com estágio acadêmico internacional na École IIngénieurs de Purpan, Toulouse, França. Doutoranda em Administração pela Universidade Estadual de Maringá na linha de Marketing e Cadeias Produtivas do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil. Doutorado Sanduíche realizado na École dIngénieurs de Purpan, Toulouse, França. Atua no projeto de extensão para desenvolvimento e valorização de produtores de cafés especiais no estado do Paraná, Brasil. Pesquisas na área de coordenação de cadeias produtivas de alto valor agregado, value chain, global value chain, com foco nas cadeias de carne bovina e cafés especiais.

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Publicado

2020-09-02