REDES DE COOPERAÇÃO NO TERCEIRO SETOR: LEVANTAMENTO TEÓRICO DE DUAS REDES SOCIAIS ATUANTES NAS ORGANIZAÇÕES NÃO-GOVERNAMENTAIS DA CIDADE DO RECIFE

Autores

  • Natália Lúcia da Silva Pinto Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • João Paulo Pereira Lima Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Ana Regina Bezerra Ribeiro Universidade Federal Rural de Pernambuco

Resumo

No cenário atual, as organizações pertencentes ao terceiro setor são desafiadas a pensar na sustentabilidade institucional. As redes surgem como alternativa para o compartilhamento das informações e para o estabelecimento das parcerias. Este artigo objetiva realizar um levantamento teórico sobre as redes Transforma Recife e Rede Pernambuco Voluntário para conhecer a sua atuação junto às Organizações Não-Governamentais. Para tanto, especificou-se apresentar a caracterização do Transforma Recife e da Rede Pernambuco Voluntário e descrever as formas de atuação das redes segundo as suas configurações. A coleta de dados foi realizada por meio eletrônico. Os resultados apontaram para as particularidades apresentadas por cada uma das redes pesquisadas, que versam sobre a configuração e a dimensão das redes. Ainda assim, notou-se que o empreendedorismo social é fundamental para o desenvolvimento dessas ações de transformação social.

Biografia do Autor

Natália Lúcia da Silva Pinto, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Mestra em Administração e Desenvolvimento Rural pelo Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural (PADR/UFRPE).

Especialista em Gestão de Empresas pela Faculdade Joaquim Nabuco.

Bacharela em Administração pela Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Tecnóloga em Gestão de Turismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco.

João Paulo Pereira Lima, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestre em Administração e Desenvolvimento Rural pelo Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural (PADR/UFRPE).Bacharel em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus III, Bananeiras, PB.

Ana Regina Bezerra Ribeiro, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora adjunta vinculada ao Departamento de Administração(DADM) e ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural (PADR) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Doutora e Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

Downloads

Publicado

2020-11-02