GESTÃO DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO NO SETOR PÚBLICO: DIGNÓSTICO NA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E BEM ESTAR SOCIAL DE BOA VISTA DAS MISSÕES – RS

Autores

  • Geneci da Silva Ribeiro Rocha Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Patrício Duarte Rocha Universidade Federal de Pelotas
  • Simone Alves Pacheco de Campos Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

Este estudo, teve como objetivo analisar a utilização de tecnologia da informação da Secretaria de Saúde e Bem Estar Social de Boa Vista das Missões - RS sugerindo possíveis melhorias. A fim de atingir o objetivo geral, considerou-se como princípios básicos tecnologia de informação do setor público. Quanto aos objetivos, a pesquisa foi exploratória e descritiva, com aplicação de formulário composto por 19 questões abertas e fechadas aplicadas a 13 servidor. A coleta de dados foi na unidade de saúde. A partir das análises dos dados identificou-se que os principais problemas se encontram na falta de uniformização dos sistemas operacionais que acaba por ocasionar a incompatibilidade entre a extensão dos arquivos, reduzindo assim, a eficácia na execução das tarefas rotineiras do dia-a-dia dos servidores da secretaria de saúde. Constatou-se também que há fatores como baixa capacitação dos recursos humanos envolvidos na área, os quais apesar da grande maioria dos entrevistados possuírem cursos básicos de formação em informática, demonstraram dificuldades na execução de atividades práticas diárias relacionadas ao uso de computadores.

Biografia do Autor

Geneci da Silva Ribeiro Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Geneci da Silva Ribeiro Rocha

 Administradora, Especialista em Gestão Pública, Mestranda no Programa de Pós Graduação em Agronegócios – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Patrício Duarte Rocha, Universidade Federal de Pelotas

Patrício Duarte Rocha

 Técnico em Agropecuária, Matemático – Universidade Federal de Pelotas                  

Simone Alves Pacheco de Campos, Universidade Federal de Santa Maria

 

Simone Alves Pacheco de Campos

 Administradora Professora Adjunto I na Universidade Federal de Santa Maria

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2019-07-15