FIDELIDADE DOS COOPERADOS: UM ESTUDO DA COOPERATIVA AGRÁRIA SÃO JOSÉ LTDA. DE JAGUARI/RS

Autores

  • Bruna Ribeiro UFSM
  • Gilmar Jorge Wakulicz UFSM
  • Andrieli de Fatima Paz Nunes Universidade Federal de Santa Maria
  • Nandria Scherer UFSM
  • Denise Adriana Johann UFSM

Resumo

A fidelidade do associado é muito importante e muitas vezes decisivas para o fortalecimento dos negócios da cooperativa. Este artigo têm por objetivo analisar a fidelidade dos associados da Cooperativa Agrária São José LTDA/RS, bem como identificar os fatores que levam os cooperados a depositar ou não, a sua produção na Cooperativa. Os dados foram coletados através de questionários com questões fechadas, aplicados a um número de quarenta associados, e também por meio de uma entrevista semiestruturada com o presidente da Cooperativa. Já os dados secundários foram obtidos através de pesquisas bibliográficas e leituras em artigos científicos. O estudo identificou que em torno de 70% do quadro social da organização é fiel e opera somente com a cooperativa, concluiu-se também que o preço pago na produção dos cooperados em outros estabelecimentos comerciais é o fator motivador para que ocorra o desvio na produção. Observou-se também que os cooperados sentem-se donos do negócio e estão satisfeitos com o bom atendimento prestados pelos colaboradores da cooperativa, com a assistência técnica, e demonstram que confiam na organização.

Biografia do Autor

Bruna Ribeiro, UFSM

Formada em Gestão de Cooperativas pela Universidade Federal de Santa Maria.

Gilmar Jorge Wakulicz, UFSM

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1996) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (2000). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria.

Andrieli de Fatima Paz Nunes, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. Formada em Gestão de Cooperativas pela Universidade Federal de Santa Maria e em Administração pela Faculdade Integrada de Santa Maria.

Nandria Scherer, UFSM

Formada em Gestão de Cooperativas pela Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2020-03-01