PROCESSO DE LIDERANÇA NO ROTARY CLUB SARANDI

Autores

  • Ricardo Alberti UFSM
  • Andrieli de Fatima Paz Nunes Universidade Federal de Santa Maria
  • Denise Adriana Johann Unijuí
  • Fernando de Jesus Moreira Junior UFSM
  • Silvia Patricia Cavalheiro de Andrade UFSM

Resumo

O objetivo geral desta pesquisa foi analisar o processo de liderança no Rotary Club Sarandi, como uma ferramenta de gestão, levando em consideração aspectos como estilos de liderança, relacionamento entre líder e liderado e treinamento dos líderes da organização. Esta pesquisa caracteriza-se como descritiva e foi realizada por meio de um estudo de caso, integralmente composta por 49 pesquisados, entre líderes e liderados. Os dados foram obtidos através de questionário com perguntas fechadas e de múltipla escolha, observação livre não participante, documentos da organização. Para a análise dos dados coletados pelo questionário foi utilizada a análise estatística simples e os dados coletados em documentos foram analisados por meio de análise documental. Na pesquisa evidenciaram-se, dentre os fatores analisados, diversidade de estilos de liderança, verificou-se um ambiente harmonioso no que diz respeito ao relacionamento entre líder e liderados, e um sistema de treinamento com algumas limitações que podem ser melhoradas. Avalia-se que os resultados obtidos por meio da pesquisa poderão auxiliar na otimização do processo de liderança.

Biografia do Autor

Ricardo Alberti, UFSM

Mestrando em Administração e Graduando em Estatística pela Universidade Federal de Santa Maria e Formado em Administraçãos pela Universidade Federal de Santa Maria

Andrieli de Fatima Paz Nunes, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. Formada em Gestão de Cooperativas pela Universidade Federal de Santa Maria e em Administração pela Faculdade Integrada de Santa Maria.

Denise Adriana Johann, Unijuí

Formada em Economia pela Unijuí.

Fernando de Jesus Moreira Junior, UFSM

Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina; Professor e Coordenador do curso de Estatística na UFSM.

Silvia Patricia Cavalheiro de Andrade, UFSM

Doutora em Psicologia Organizacional Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Adjunta do Departamento de Administração da Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2020-01-03