CONTRIBUIÇÕES DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS PARA A SUSTENTABILIDADE NO BRASIL
Resumo
Observa-se que nas últimas décadas a preocupação com a geração e o descarte dos resíduos sólidos tem crescido consideravelmente no Brasil. A experiência brasileira tem demonstrado que as políticas públicas a favor da inclusão socioprodutiva de catadores organizados em cooperativas e associações torna-se relevante para o desenvolvimento sustentável. As cooperativas e associações de reciclagem desempenham um papel fundamental para a manutenção do meio ambiente, realizando um trabalho árduo através da coleta, seleção e destinação adequada dos resíduos. É preciso instrumentalizar e fornecer condições adequadas de trabalho aos catadores de materiais recicláveis, pois sem o trabalho realizado por esses ‘agentes de transformação’ estaremos cada vez mais distantes de uma sociedade e país mais sustentável.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).