PROPOSTA DE CONFECÇÃO DE BOLSAS A PARTIR DA REUTILIZAÇÃO DE FARDAMENTO MILITAR DESTINADO A DESCARTE

Autores

Resumo

Uniformes militares quando não mais utilizados devem ser devolvidos ao almoxarifado da unidade que o militar trabalha e seu destino de descarte ou reciclagem é definido pela chefia da própria unidade. É possível dar destinos mais sustentáveis para o descarte de fardamento. Assim, o presente estudo tem o objetivo de apresentar um projeto de fabricação de bolsas a partir da reciclagem de fardamentos em desuso. Metodologia: Estudo descritivo com a metodologia projetual proposta por Moura (2018). Resultados: Foram apresentadas as etapas do projeto e foi apresentado o protótipo da bolsa. Conclusão: Este projeto de ação sustentável traz claros benefícios não somente à corporação da Polícia Militar, como também ao meio ambiente dando um destino mais ecológico do que a incineração tão praticada entre descartes têxteis no mundo.

Biografia do Autor

Ana Claudia Betes Winters, Polícia Militar do Paraná

Policial Militar, Soldado QPM 1-0, Pós graduada em Segurança Pública e membro do grupo de estudos Trabalho, Saúde e Sociedade do Programa de Pós Graduação em Distúrbios da Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná.

Adriana Betes Heupa, Hospital da Polícia Militar do Paraná e Universidade Tuiuti do Paraná

Fonoaudióloga, servidora pública do Estado do Paraná, doutoranda em Distúrbios da Comunicação pela Universidade Tuiuti do Paraná e membro do grupo de estudos Trabalho, Saúde e Sociedade do Programa de Pós Graduação em Distúrbios da Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná.

Claudia Giglio de Oliveira Gonçalves, Universidade Tuiuti do Paraná

Doutora em Saúde Coletiva pela UNICAMP e membro do grupo de estudos Trabalho, Saúde e Sociedade do Programa de Pós Graduação em Distúrbios da Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná.

Downloads

Publicado

2024-05-17