UMA ABORDAGEM EPISTEMOLÓGICA DOS ARTIGOS SOBRE EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL PRESENTES NA BASE SPELL

Autores

Resumo

O presente estudo teve como objetivo de pesquisa identificar os principais aspectos bibliométricos e as abordagens epistemológicas dos artigos sobre Empreendedorismo Sustentável presentes na base Spell. O Empreendedorismo Sustentável pode ser entendido como uma função de produção, em que seu objetivo maior pode ser produzir bens e serviços para solucionar problemas da sociedade, de forma a integrar, a solução dos problemas sociais, ambientais e econômicos. Em termos metodológicos, adotou-se uma abordagem teórico-empírica, por meio da realização de um estudo bibliográfico, bibliométrico e documental, utilizando a técnica de análise de conteúdo, com um foco qualitativo. Os resultados indicam que ainda são poucos os trabalhos que efetivamente focam o tema proposto, foram localizados 18 artigos. Sob o aspecto bibliométrico, percebeu-se que as estratégias de pesquisa mais usadas foram bibliográficas e estudo de casos, por consequência resultando em quase absoluta predominância de estudos qualitativos. Sob o prisma epistemológico, observou-se uma predominância de estudos teórico-empíricos. Essa situação ocorre em função da grande quantidade de artigos de natureza bibliográfica, que tem uma base de sustentação teórica, por meio de um levantamento empírico de conceitos e estudos relacionados com o tema proposto. Em função da forte ocorrência de estudos de casos que caracterizaram-se de forma geral, pelo uso da abordagem sistêmica e fenomenológica, esses tipos de abordagem também se destacaram. Por fim, concluísse que o tema Empreendedorismo Sustentável é um espaço importante para ser explorado pelas pesquisas científicas, para entender-se como estabelecer uma boa relação entre o empreendedorismo e os aspectos econômicos, sociais e ambientais.

Biografia do Autor

Cristiane Gularte Quintana, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Brasil. Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Brasil. Especialista em Gestão Portuária pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Graduada em Administração Habilitação Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professora da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), membro da Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD-FURG) e atual Coordenadora da Área de Tecnologia da Informação e Inovação; membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade - Mestrado Acadêmico, e membro do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Contabilidade e Finanças (NUPECOF/FURG) como pesquisadora e orientadora de estudantes de graduação e pós-graduação. Experiência com ênfase em Inovações Portuárias e Ambientais, Gestão de Pessoas, Educação Ambiental, Empreendedorismo Sustentável, Educação Empreendedora e Metodologia do Ensino Superior.

Alexandre Costa Quintana, Universidade Federal do Rio Grande

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente professor da Universidade Federal do Rio Grande(FURG). Professor do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade - Mestrado Acadêmico da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Editor da revista Sinergia (ISSN 0102-7360, ISSNe 2236-7608). Líder do grupo de pesquisa Núcleo de Pesquisa e Extensão em Contabilidade e Finanças (NUPECOF), credenciado pelo CNPQ. Autor dos Livros: Fluxo de Caixa: Demonstrações Contábeis; Contabilidade Pública; Exame de Suficiência do CFC Comentado; Transparência: instrumento para governança pública no Brasil; NBCASP - Normas de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público sob a ótica das IPSAS: um estudo comparativo; Contabilidade Básica: passo-a-passo; Controle Gerencial e Educação em Contabilidade: discutindo perspectivas; e Administração Financeira em Empresas de Prestação de Serviços - Orçamento Empresarial, Capital de Giro e Análise de Demonstrações Contábeis. Tem experiência na área de Contabilidade, com ênfase em Educação em Contabilidade e Contabilidade Aplicada ao Setor Público.

Downloads

Publicado

2024-03-17