EMPREENDEDORISMO NA PANDEMIA

A REALIDADE E AS ALTERNATIVAS NO MODELO DE NEGÓCIOS DO SETOR DE FESTAS INFANTIS EM CURITIBA-PR

Autores

  • Cesar Augusto Amaral Universidade Cesumar
  • Anderson Katsumi Miyatake Universidade Cesumar

Resumo

Este trabalho apresenta o estudo sobre os impactos da pandemia em empresas do setor de festas infantis na cidade de Curitiba, utilizando para isso a ferramenta Business Model Canvas (BMC). Foi objetivado compreender como as empresas entrevistadas no ramo de festas infantis adaptaram-se às adversidades geradas pela pandemia, podendo servir como referência para trabalhos que visam estudar os impactos causados por restrições no setor. Como metodologia foi utilizada a pesquisa qualitativa de caráter exploratório. Através das análises, foi visto que todas as empresas sofreram impactos negativos, tendo que obter formas novas de renda no primeiro ano de pandemia. Também, o BMC de todas as empresas modificaram-se devido à pandemia, sendo muitas dessas mudanças geradas por efeito dominó, ou seja, a mudança em um dos componentes levou a mudança em outras. Além disso, foi notado que algumas empresas sofreram maiores modificações no bloco associado a proposta de valor e os clientes, enquanto outras apresentaram no bloco relacionado a estrutura de sustentação da demanda. Por fim, explicamos as motivações nas mudanças de cada componente, sendo a principal uma nova demanda empresarial no setor.

Biografia do Autor

Cesar Augusto Amaral, Universidade Cesumar

Economia

Anderson Katsumi Miyatake, Universidade Cesumar

Administração

Downloads

Publicado

2023-11-02