MARKETING EMPREENDEDOR E AS REDES DE RELACIONAMENTO NAS PEQUENAS EMPRESAS DO RAMO ALIMENTÍCIO ARTESANAL DE SANT’ANA DO LIVRAMENTO

Autores

Resumo

Este artigo foi construído com a finalidade de aprimorar estudos no campo sobre a influência das redes de relacionamento do empreendedor no marketing de pequenas empresas. Para obtenção dos resultados que constam na pesquisa foi desenvolvida uma pesquisa de orientação qualitativa, onde foram aplicadas entrevistas semiestruturadas com os empreendedores selecionados, as respostas serviram de embasamento teórico para as análises e resultados. Têm-se como resultados desse estudo a confirmação da influência das redes de relacionamento nas decisões das pequenas empresas, principalmente nas práticas de marketing onde foi constatado que o marketing boca a boca ainda é a ferramenta principal para a evolução dessas empresas.

Biografia do Autor

Paola Rosano Rodrigues, Universidade Federal do Pampa

Graduada em Administração pela Universidade Federal do Pampa (2017). Pós Graduada em Recursos Humanos pela Uninter (2019) Mestranda em Estratégia e Sistemas pela Universidade Federal do Pampa conclusão prevista para 2021. Formação Pedagógica em Letras-Inglês através do grupo Kroton Educacional. Faço parte do Núcleo de Estudo em Redes desde 2017 NERds

Cristiane Ferreira de Souza Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Administração pelo PPGA - Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (UNINTER), graduada em Administração pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Trabalho como professora substituta do Curso de Administração e Gestão Pública da Universidade Federal do Pampa, participo como pesquisadora do Núcleo de Estudos em Redes - NERds, além de coordenar os Projetos de extensão "ARS na Escola" e "Divulgação Científica na Rede". Áreas de interesse: Ciência de dados; Análise de Redes Sociais; Sociometria; Teoria dos Grafos; Diagramação e Editoração de livros;

Paulo Vanderlei Cassanego Júnior, Universidade Federal do Pampa

Possuo Graduação em Administração pela Universidade Franciscana (2003), Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2006) e Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2014). Atualmente sou Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa. Sou coordenador do NERds (Núcleo de Estudos em Redes) desde 2015. Meus principiais interesses de pesquisa são: Cooperativismo, Estudo de Clusters e Arranjos Produtivos Locais, Aplicações de Network Analysis. 

Downloads

Publicado

2023-05-16