EMPREENDEDORISMO NEGRO BRASILEIRO: TENSÕES E LIMITES À LUZ DA INCLUSÃO ECONÔMICA E SOCIAL

Autores

Resumo

Em uma sociedade marcada pela desigualdade social crescente e erguida sobre uma estrutura racial, a prática empreendedora tem emergido como um discurso alternativo. O afroempreendedorismo, realizados por negros, se trata do esforço de ampliar as chances no mercado e nos negócios, associada aos resgates identitários. Apesar do aumento substancial de empreendedores na última década, a maioria no Brasil é negra, as restrições impostas pelo próprio sistema capitalista, de cariz neoliberal, coloca para a área a necessidade de compreender as suas formas de reprodução da desigualdade.  Neste cenário, o presente artigo tem por objetivo geral explorar as tensões e limites que perpassam o empreendedorismo negro no Brasil. Propõe-se, a partir da revisão da literatura e de pesquisas documentais, indicar os aspectos ideológicos que fundamentam o discurso do empreendedorismo e apontar que a luta antirracista exige também o questionamento das formas de classe que a atravessam na sociedade.

Biografia do Autor

Geruza de Fátima Tomé Sabino, PPGED UFVJM

 Doutora em sociologia pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara - Unesp (2008), Mestre em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília - Unesp (2003) e graduada em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração de Marília - FEESR (1998). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Computação, no curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM.

Daniel Calbino Pinheiro, UFSJ/PPGED UFVJM.

Docente do Programa de Mestrado em Educação da UFVJM. Doutor e Mestre Administração pela UFMG. Especialista em Filosofia pela UFSJ. Professor Adjunto da UFSJ.

Downloads

Publicado

2022-05-19