ENGAJAMENTO NO TRABALHO E DESEMPENHO PROFISSIONAL: UMA BREVE DISCUSSÃO

Autores

Resumo

A sociedade contemporânea demanda de forma crescente uma maior eficiência de suas organizações, sejam elas públicas ou privadas. O artigo teve por objetivo realizar uma breve discussão sobre dois construtos que impactam sobremaneira na performance das organizações: o engajamento no trabalho e o desempenho profissional. Este estudo realizou uma revisão teórica acerca dos dois construtos com o objetivo de clarificar seus conceitos e verificar a relação entre eles. A revisão de literatura indicou que trabalhadores engajados apresentam um melhor desempenho profissional, pois são mais conectados aos seus papéis laborais e despendem maior energia na realização das tarefas, o que leva a uma melhor performance organizacional. Analisar esses dois construtos e a sua relação com a performance organizacional ajuda a entender como as organizações devem agir para que consigam atender aos seus objetivos organizacionais que tendem a ser maiores por conta das pressões que se impõe no ritmo moderno de sociedade em que vivemos.

Biografia do Autor

Maria Luiza Rodrigues Moreira, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2020). É mestranda em Administração ( Área: Organizações Governamentais, Não Governamentais e Desenvolvimento Regional) pela UFPA. Tem experiência na área de Ciência Sociais aplicadas, com ênfase em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Organizacional. Possui, também, conhecimentos na área de Ciências Políticas, estudando o tema entre os anos de 2012 e 2015.

Rômulo Augusto Parente Rodrigues, Universidade Federal do Pará

Graduado em Administração pela Universidade Federal do Pará (2019). Atualmente é Administrador na Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: serviço público, engajamento e motivação no trabalho.

Carlos André Corrêa de Mattos, Universidade Federal do Pará

Doutor em Ciências Agrárias (2012) pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional (2008) pela Universidade de Taubaté (Unitau). Cursou MBA em Gestão Empresarial (2004) e Gerenciamento de Projetos (2005) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Bacharel em Administração (2002) pela Universidade da Amazônia (Unama), na trajetória profissional atuou em organizações públicas e privadas. Dentre as áreas de concentração, destacam-se: Gestão de Organizações Públicas, Estudos Organizacionais, Competitividade, Agronegócio e Organização Agroindustrial. Atualmente é professor da Faculdade de Administração (FAAD) e do Mestrado em Administração (PPGAD) da Universidade Federal do Pará (UFPa).

Carlos Eduardo Aguiar de Souza Costa, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2013), especialização em Engenharia Geotécnica pela Faculdade Única de Ipatinga - FUNIP/MG (2020), mestrado (2016) e doutorado (2021) em Engenharia Civil (Área: Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental) pela UFPA. Atualmente é pesquisador DTI-A do Instituto Tecnológico Vale Desenvolvimento Sustentável (ITV-DS), trabalhando no Grupo de Geologia Ambiental e Recursos Hídricos (GGARH). Atua também como Docente Colaborador no Mestrado Profissional em "Uso Sustentável de Recursos Naturais em Regiões Tropicais" do ITV-DS, e como Docente (Autor e Curador) do Grupo Educacional Prominas. Tem experiência profissional com consultoria e assessoria na área de saneamento e meio ambiente, auxiliando empresas responsáveis por elaborar e fiscalizar importantes projetos de saneamento e licenciamento ambiental por todo o Estado do Pará.

Downloads

Publicado

2022-07-11