COMPRAS DE MEDICAMENTOS: PADRONIZAÇÃO E SELEÇÃO EM UM HOSPITAL VETERINÁRIO PÚBLICO

Autores

Resumo

O processo de aquisição de medicamentos em órgãos públicos requer um conjunto de técnicas e procedimentos que envolve uma equipe multidisciplinar para o atendimento das suas necessidades. Faz-se necessária uma gestão comprometida e responsável por garantir o funcionamento da instituição, sem causar prejuízos à comunidade assistida e à equipe de profissionais executara da prestação de serviço, uma vez que são investidos altos valores do orçamento disponível. Daí a aquisição de medicamentos depende de seleção e padronização, cabendo aos estabelecimentos públicos recorrem à licitação, na modalidade pregão eletrônico, que condiciona economia e legitimidade no uso de recursos financeiros, cada vez mais contingenciados, observando que o pregão atribui flexibilidade ao ente público. O conhecimento das regras de compras de medicamentos e as demais questões que compreendem acondicionamento, armazenamento, preços, devem ser consideradas. Este estudo objetivou analisar a eficiência do processo de compras de medicamentos em um hospital veterinário público, com observação sistemática in loco e levantamento bibliográfico nas produções acadêmicas dos últimos anos, considerando o período de 2005 a 2019, indexadas nas plataformas de pesquisa Capes, Google Acadêmico e Scielo. Concluiu-se que a unidade hospitalar veterinária estudada desenvolve um processo de compras com eficiência e bem estruturado, contudo, falta-lhe melhor adaptação em padronização de fármacos e formalização da equipe envolvida.

Biografia do Autor

José Eduardo Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professor da Universidade Paulista – UNIP. Doutorando em Biometria e Estatística Aplicada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Mestre em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável pela Faculdade de Ciências da Administração da Universidade de Pernambuco.

Alexsandro Bezerra Correia Bilar, Unidade Acadêmica de Serra Talhada da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Professor Adjunto e atual Coordenador do Curso de Bacharelado em Administração da Unidade Acadêmica de Serra Talhada da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente e Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestre em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável pela Faculdade de Ciências da Administração da Universidade de Pernambuco.

Downloads

Publicado

2022-05-07