A PREVISÃO DE DEMANDA COMO FERRAMENTA PARA AUXILIAR NA TOMADA DE DECISÃO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL DAS MICROEMPRESAS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Josimar Vieira dos Reis Universidade Federal Rural da Amazônia https://orcid.org/0000-0002-4466-1244
  • Amanda Soares das Neves Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Eduardo Correia Rodrigues Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Lohanna Nagata da Silva Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Miguel Wileno Mendes Almeida Universidade Federal Rural da Amazônia

Resumo

O Planejamento Estratégico (PE) engloba todos os aspectos de uma empresa, sejam eles físicos, culturais, aspectos internos e ambientais. Esses aspectos são conhecidos da administração e são os maiores causadores dos problemas na gestão. Para nortear o planejamento empresarial, apontamos neste estudo a Previsão de Demanda (PD), que pode ser entendida como uma metodologia do PE, uma vez que, o método é uma importante ferramenta, podendo ser usada em curto ou longo prazo. De acordo com pesquisas do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), a grande maioria das microempresas no Brasil sobrevive por no máximo 2 anos, devido à má administração na organização, geralmente essas empresas concentram-se nos problemas e soluções para o curto prazo dos níveis operacionais. Um outro fator, que está desestabilizando as microempresas e a pandemia, que tem fechado diversas microempresas em vários setores econômicos. Para traçar novas visões mercadológicas às técnicas empregadas no PE podem ajudar essas microempresas a sair da crise, entre essas ferramentas está o processo de demanda, cujo qual vamos analisar a sua importância neste estudo, através de pesquisa bibliográfica e levantamento de dados. Desta forma, ao analisar os dados apresentados no decorrer deste estudo, destaca-se a importância em se usar metodologias com a finalidade de fortalecer os mecanismos de funcionamento das organizações.

Biografia do Autor

Josimar Vieira dos Reis, Universidade Federal Rural da Amazônia

Atualmente é Professor na Universidade Federal Rural da Amazônia no curso de administração, Doutorando (2019) e Mestre (2018) pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal de Pernambuco - PRODEMA/UFPE.

Amanda Soares das Neves, Universidade Federal Rural da Amazônia

Estudante de bacharelado em administração.

Eduardo Correia Rodrigues, Universidade Federal Rural da Amazônia

Estudante de bacharelado em administração.

Lohanna Nagata da Silva, Universidade Federal Rural da Amazônia

Estudante de bacharelado em administração.

Miguel Wileno Mendes Almeida, Universidade Federal Rural da Amazônia

Estudante de bacharelado em administração.

Downloads

Publicado

2022-05-07