O NÍVEL DE SUSTENTABILIDADE DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE CASCAVEL-PR SOB A PERSPECTIVA DE SEUS GESTORES

Autores

  • Taislaine de Moura Universidade Estadual do Oeste do Paraná http://orcid.org/0000-0002-6618-0978
  • Sarah Cristina Pezenti Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Sandra Mara Stocker Lago Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Marcelo Roger Meneghatti Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar o nível de sustentabilidade de Micro e Pequenas empresas, sob a perspectiva de seus gestores. Para isso, foi realizado um estudo de caso em duas micros e pequenas empresas de setores diferentes a fim de comparar o comportamento sustentável de cada empresa. Para coleta de dados foram usados dois questionários e também a pesquisa documental, ou seja, três fontes de dados para cada empresa. O primeiro questionário possui três dimensões: ambiental, social e econômico, que colaboram para entender o nível de cada dimensão. O segundo questionário, foi utilizado para descrever o comportamento diante da gestão ambiental da empresa. Os resultados permitiram analisar o nível de sustentabilidade, e como cada empresa age sobre a gestão ambiental. Dessa forma, o estudo contribui para um melhor entendimento sobre o comportamento das empresas, na gestão ambiental e práticas sustentáveis. O estudo permite ainda uma crítica sobre os pontos fracos da atuação nesta temática, sendo possível realizar melhorias na gestão, instigando assim novos estudos sobre o nível de sustentabilidade de Micro e Pequenas empresas.

Biografia do Autor

Taislaine de Moura, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduada em Administração na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2020. Mestranda Profissional em Administração pela Unioeste (em andamento) início: 2020.

Sarah Cristina Pezenti, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduada em Administração na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Sandra Mara Stocker Lago, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste
do Paraná (2013). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa
Catarina (2002). Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual do Oeste
do Paraná (1997), graduação em Informática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná
(1998). Professora adjunto do curso de graduação em Administração e do Mestrado
Profissional em Administração da Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Marcelo Roger Meneghatti, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho-UNINOVE-SP (2019). Mestre em Desenvolvimento Rural Sustentável pela UNIOESTE Campus de Marechal Cândido Rondon-PR (2014). Possui MBA em Gestão Estratégia pela UNIOESTE Campus de Cascavel-PR (2012). Especialista "Lato Sensu" em Docência do Ensino Superior pela Faculdade FAMPER, Ampére-PR (2012). Bacharel em Administração pela Universidade Paranaense sendo bolsista pelo programa PROUNI (2010). Iniciou sua formação acadêmica no curso de Filosofia na faculdade de São Bento-Rio de Janeiro-RJ (2003 e 2004). Atualmente é Professor Pesquisador Externo do Programa de Mestrado Profissional em Administração (PPGADM-UNIOESTE), colaborando na disciplina de Métodos Qualitativos e co-orientações, e Professor Colaborador do colegiado de Administração da UNIOESTE, Campus de Cascavel-PR. Também é Coordenador de Estágios Supervisionados em Administração da UNIOESTE, Campus de Cascavel-PR. É Professor Formador no Núcleo de Educação à Distância (NEaDUNI) da UNIOESTE no curso de Tecnologia em Gestão Pública. É Líder do tema Formulação Estratégica em Ambientes Empreendedores - Divisão ESO da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração - ANPAD. Pesquisador e Consultor Empresarial nas áreas de estratégia, empreendedorismo e inovação.

Downloads

Publicado

2022-05-07