VIDA PESSOAL E VIDA PROFISSIONAL: UM DESAFIO PARA MULHERES EMPREENDEDORAS

Autores

  • Carlos Otávio Senff Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Claudineia Kudlawicz Franco Pontifícia Universidade Católica do Paraná https://orcid.org/0000-0002-8780-7397
  • Roseli Maria Schmidmeier Universidade do Contestado

Resumo

A participação das mulheres no mercado de trabalho é maior a cada ano, e por isso ampliar a compreensão dessa realidade é importante. O presente estudo tem por objetivo analisar os desafios entre a vida pessoal e vida profissional de mulheres empreendedoras da cidade de Mafra, estado de Santa Catarina. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, foi realizado uma pesquisa exploratória, qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas com empreendedoras, sendo realizada a análise de conteúdo. Constatou-se que estas mulheres consideram a flexibilidade de horário como ponto fundamental para a harmonização das demandas do trabalho e da família. Embora estejam constantemente preocupadas com seus empreendimentos, o sentimento de realização pessoal e o suporte de cônjuges, familiares e sócios colaboram no alcance dos desafios. Constatou-se ainda, que algumas características específicas às atividades exercidas pelas empreendedoras se constituem em variáveis adicionais que interferem nesta relação, indicando que estudos sobre equilíbrio entre vida pessoal e vida profissional das empreendedoras devem considerar o ramo de atividade em que atuam.

Biografia do Autor

Carlos Otávio Senff, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutor em Administração pela PUCPR (2017). Mestre em Administração pela PUCPR (2012). Especialista em Gestão de Negócios pela FAE/CDE (1998). Graduado em Administração pela FAE - Faculdade Católica de Administração e Economia (1995). Professor Universitário por mais de 20 anos na graduação, especialização e mestrado. Líder do Grupo de Pesquisa Gestão, Desenvolvimento e Sustentabilidade. Presidente do Instituto de Previdência do Município de Mafra - IPMM. Diretor do Departamento de Economia e Estatística da Associação Empresarial de Mafra - ACIM. Conselheiro do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Mafra - CODEM. Membro da Diretoria da Associação Beneficente e Cultural NOVA ESPERANÇA, Consultor Independente.

Claudineia Kudlawicz Franco, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutora em Administração pela PUCPR, mestra em contabilidade pela UFPR, Graduação em ciências contábeis pela UFPR. Professora de cursos de contabiliade EAD. Revisora técnica de conteúdos para EAD de cursos de gestão.

Downloads

Publicado

2021-09-07