DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS EM UMA EMPRESA DE DISTRIBUIÇÃO E GERAÇÃO DE ENERGIA NO INTERIOR DA AMAZÔNIA

Autores

Resumo

A pesquisa teve por desiderato verificar as características relacionadas à divulgação de informações socioambientais na companhia Equatorial Energia Pará, antes conhecida como Centrais Elétricas do Pará - CELPA. Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental nos relatórios de sustentabilidade no modelo GRI, entre os anos de 2010 a 2016, com abordagem qualitativa, através de análise descritiva. Para a coleta da divulgação de informações, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo, mediante a busca por palavras-chave sobre 42 itens de divulgação, sendo que os dados foram submetidos à análise de estatística descritiva. Os resultados evidenciaram que a média dos itens sem nenhuma divulgação é expressivamente superior, a média dos itens que tiveram algum tipo de divulgação. Ademais, verificou-se um baixo nível de disclosure ambiental no período analisado, bem como, é possível inferir que não houve progresso no processo de divulgação de informações socioambientais.

Biografia do Autor

Mário César Sousa de Oliveira, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN-1999); Especialista em Contabilidade Gerencial (UERN-2002), Mestre em Contabilidade e Controladoria, (2011) pela Universidade de San Carlos-PY; Mestre em Gestão Pública (2016) pela Universidade Federal de Pernambuco(UFPE). Exerceu o cargo de Professor do Curso de Contabilidade e Administração da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); Atuou como Consultor do SEBRAE/RN, nas áreas de Gestão Financeira; Gestão Tributária; RH e empreendedorismo. Atuou como perito contábil-judicial no Ministério Público do Estado do RN, com cadastro no CNPC/CFC. Atualmente é professor Assistente da Unifesspa - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Atua em pesquisas nas áreas de Contabilidade Tributárias e Gestão e Politicas Públicas Educacionais; Pericia Contábil e Contabilidade Gerencial, com ênfase nas Micro e Pequenas Empresas - MPE

Francisco Igo Leite Soares, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutorando em Ciências Ambientais, pelo Programa de Pós-graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa); Mestre em Engenharia de Petróleo e Gás pela Universidade Potiguar (UnP-RN, 2013); Especialista em Gestão Empresarial pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (FIJ-RJ, 2010) e em Docência no Ensino Superior pela Universidade Potiguar (UnP-RN, 2010); Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN, 2006). Possui experiência em -Coordenação Acadêmica, de Cursos de Graduação e Pós-Graduações no âmbito da Gestão e da Contabilidade. Atualmente é Docente efetivo na Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA, Vice-Diretor do Campus de Alenquer - Cale e representante da categoria docente no Conselho Superior de Administração - Consad. Exerceu a função de Diretor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional e contribui com discussões em alguns grupos de trabalhos (GT´s). Possui experiência na elaboração de documentos institucionais e lecionou em vários programas de pós-graduações em outras IES, atuando em temas como: Contabilidade Gerencial e de Custos, Controladoria, Administração Financeira, Análise das Demonstrações Contábeis, Planejamento Tributário, Contabilidade, Orçamento e Finanças Públicas, dentre outros.

Hugo Azevedo Rangel de Morais, Universidade Federal do Cariri

Professor Assistente da Universidade Federal do Cariri - UFCA, vinculado ao curso de Ciências Contábeis. Doutorando em Ciências Contábeis pela UFPE(2019), Mestre em Administração pela UFRN(2016), Especialista em Auditoria Contábil - UERN(2010), Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2007).Atuo com pesquisas na área de Auditoria, Contabilidade Gerencial, Contabilidade Societária e Contabilidade Aplicada ao Setor Público e Terceiro Setor

Glauce Vitor da Silva, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutora em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA. Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado do Pará - UEPA. Especialista em Educação Ambiental e Uso Sustentável dos Recursos Naturais pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Bacharela em Turismo pela - UFPA. Professora Efetiva, Dedicação Exclusiva, da UFOPA, atuando no ensino, pesquisa e extensão nos cursos de graduação em Administração, Gestão Ambiental e Engenharia Sanitária e Ambiental. Vice coordenadora do Grupo de Pesquisa Núcleo de Administração, Desenvolvimento e Sociedade na Amazônia - N+ADESA. Membro do grupo de Pesquisa Observatório Criminal do Tapajós - OBCRIT. Membro do Grupo de Pesquisa em Ciências Ambientais da UEPA. Docente Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais PPGCA/UEPA (Stricto Sensu), na condição de participante externo. Docente Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Sociedade da PPGCS/UFOPA (Stricto Sensu).

Thiago Almeida Vieira, Universidade Federal do Oeste do Pará

Possui Pós-Doutorado pelo Research Centre for Tourism, Sustainability and Well-being (CinTurs) da Universidade do Algarve (UAlg). Doutorado em Ciências Agrárias (2011), Mestrado em Ciências Florestais (2006), Graduação em Engenharia Florestal (2003) pela Universidade Federal Rural da Amazônia. É professor Associado I da Universidade Federal do Oeste do Pará, onde atua como docente nos cursos de Bacharelados em Agronomia, Engenharia Florestal e Ciências Agrárias. Atualmente é professor permanente do Mestrado em Sociedade, Ambiente Qualidade de Vida (PPGSAQ/Ufopa) e do Doutorado em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND/Ufopa). Exerceu o cargo de Pró-Reitor da Cultura, Comunidade e Extensão, no período de abril de 2014 a abril de 2018. 

Downloads

Publicado

2021-09-07