SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA): A EVOLUÇÃO DA CERTIFICAÇÃO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS NA NORMA ISO 14001

Autores

  • Eduardo Santos Benedito UNESP

Resumo

RESUMO

 

Objetivo: O objetivo deste trabalho é verificar, através da análise do número de certificações das empresas brasileiras na norma ISO 14001, se as mesmas demonstram preocupação e/ou reconhecimento de uma implantação e gestão de uma SGA, como forma gerir seus processos com o pensamento baseado em sustentabilidade.

 

Metodologia: A metodologia de estudo é uma revisão sistemática da literatura (RSL) e foi realizada para determinar a evolução da certificação ISO 14001 no Brasil, pesquisando artigos e trabalhos publicados nos repositórios e em revistas brasileiras.

 

Relevância: Um SGA consiste em sistemas e bancos de dados formais e é seguido por uma integração de procedimentos e processos. A ISO 14001 é uma certificação que garante que uma empresa tenha um sistema de gerenciamento ambiental com uma estrutura desenvolvida. 

 

Resultados: Pode-se constatar um aumento de empresas certificadas teve um crescimento no ano de 2018, mas volta a cair em 2019 e a percepção da forte queda é percebida no primeiro semestre de 2020, talvez, devido ao impacto causado pela pandemia do COVID-19. Entre os anos de 2017 e 2018 houve um grande salto no número de empresas certificadas.

 

Contribuições: Os benefícios encontrados pelas empresas certificadas nesta revisão de literatura mostram que eles podem ser classificados em três categorias: benefícios internos que são aqueles que demonstraram: melhoria organizacional, desempenho ambiental e redução de custos com matérias-primas; benefícios externos que melhoram a imagem, expansão do mercado consumidor e investidor; e benefícios de relacionamento que são consciência ambiental, competitividade.

 

Conclusão: A ISO 14001 é uma certificação que garante que uma empresa tenha um sistema de gerenciamento ambiental com uma estrutura desenvolvida. Assim, essa organização pode controlar consistentemente seus impactos significativos no meio ambiente e melhorar continuamente as operações e os negócios. A principal dificuldade relacionada à certificação ISO 14001 para empresas é o custo; quanto à implementação da norma, as empresas precisam realizar grandes investimentos, fora de seu padrão, e no caso do Brasil um fator de grande impacto para a adoção da certificação é o custo e as constantes mudanças na legislação ambiental.

Biografia do Autor

Eduardo Santos Benedito, UNESP

Mestrando em Engenharia de Produção (UNESP), Pós-Graduado em Engenharia de Qualidade (AEDB), Pós-Graduado em Gestão Ambiental (Faculdade Futura), Graduado em Matemática (FIAR) e Graduado em Tecnologia em Processos Gerenciais (UNESA), Técnico em Mecânica, Técnico em Eletrotécnica. Atualmente sou Coordenador de qualidade e responsável pelo Sistema de Gestão Integrado na empresa YOROZU AUTOMOTIVA DO BRASIL Sou Professor na Escola CETEPIS do Brasil para os Cursos Técnicos de Mecânica e Eletrotécnica.

Downloads

Publicado

2021-05-01