IMPORTÂNCIA DO MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL (MEI) NA GERAÇÃO DE RENDA E EMPREGOS NO BAIRRO MOREIRAS NA CIDADE DE ACOPIARA, CEARÁ, BRASIL

Autores

Resumo

Este estudo objetivou identificar a contribuição da política do Microempreendedor Individual (MEI) na geração de renda e trabalho no Bairro Moreiras na cidade de Acopiara/CE. Metodologicamente, para a realização da pesquisa, utilizou-se uma abordagem quanti-qualitativa. Através de uma pesquisa de campo, com objetivos de caráter exploratório e estudo de caso. Como sujeitos do estudo estão os Microempreendedores formalizados do Bairro Moreiras na cidade Acopiara/CE. Realizou-se a coleta de dados através de entrevista, a partir de questionamentos pré-estruturados. Após coleta e análise dos dados, obteve-se como resultados, uma maior porcentagem de homens formalizados, onde destes, 58,33% se encontra na faixa etária de 36 a 50 anos. Do total da pesquisa, 41,67% possui apenas o ensino fundamental incompleto. Observou-se que a renda gira em torno de 2.000,00 a 6.750,00 reais. Neste contexto, pode-se concluir que com os resultados que os MEI’s formalizados têm relevância na geração de renda dos formalizados do Bairro Moreiras, apesar de ser constatado um pequeno número de contratações, apenas 16,67% tem algum funcionário contratado (conforme permitido por lei).

Biografia do Autor

Vanessa dos Santos Amorim, Universidade Regional do Cariri.

Economista pela Universidade Regional do Cariri.

Pedro Herlleyson Gonçalves Cardoso, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Recursos Hídricos e Saneamento pela UFAL. Doutorando em Economia Rural pela UFC. Professor da Universidade Regional do Cariri.

Downloads

Publicado

2021-03-01